Roer as unhas é um vício bastante frequente em algumas pessoas e por isso, estima-se que pelos menos entre 20 a 30% da população sofra deste vicio.

São vários os motivos que podem explicar o porquê de roer as unhas e eles são o nervosismo, a ansiedade, o tédio, a frustração, a concentração, a fome e até o prazer, sim, leu bem, existem várias pessoas que tem prazer em roer as unhas.

De acordo com alguns especialistas, o facto de roer as unhas pode estar ligado ao perfecionismo e também a ao facto de se irritar muito facilmente, acabando por canalizar a frustração e o tédio enquanto rói as unhas. Pode tratar-se de algo genético, visto que uma em cada três pessoas possui antecedentes.

Embora ainda não exista uma razão que defina o inicio deste vicio, acredita-se que as crianças desenvolvem este hábito porque o seu córtex pré-frontal ainda se encontra em desenvolvimento e por isso, e para que as pressões sociais não as afetem em adultos acabam por encontrar um refúgio nas unhas.

Roer as unhas não traz nada de saudável para a sua vida, além de lhe causar problemas nos dentes e na mandíbula, pode apanhar outras doenças devido a este vicio, pois as unhas estão repletas de bactérias que podem acabar por causar-lhe reações gastrointestinais desconfortáveis. Já para não falarmos que além das unhas, também a boca é um local onde existem inúmeras bactérias, que podem causar infeções nas unhas.

Já existem várias formas de colocar um fim a este vicio, desde vernizes que deixam as unhas com um gosto desagradável, a luvas, pensos rápidos, meditação, relaxamento e até um aparelho que lhe transmite choques, sempre que as tentar colocar na boca.

Leia mais: Pare de destruir as suas unhas