Pela estrada fora com saúde e segurança

O automóvel é um dos meios mais escolhidos na altura de partir para férias. Saiba o que fazer e não fazer durante a viagem.

Depois de um ano de trabalho, chegaram finalmente as férias. E a viagem pode e deve ser um começo feliz do seu período de descanso. Mas todo o cuidado é pouco quando se conduz durante muitas horas. Não arrisque a sua segurança nem a sua saúde; basta seguir alguns gestos simples.

  • Planeie a alimentação com os seus companheiros de viagem, tendo em conta a existência de crianças, doentes ou grávidas. Antecipe os locais onde fará as refeições e as horas mais apropriadas.
  • Faça pausas. Como o cansaço é inimigo da segurança, faça pausas de pelo menos dez minutos a cada duas horas. Aproveite para esticar as pernas, ir à casa de banho, comer algo leve e hidratar-se.

    Pela estrada fora com saúde e segurança
  • Leve uma mini-farmácia. Imprevistos acontecem durante as viagens e é importante estar prevenido. Inclua na bagagem um pequeno kit, onde não devem faltar medicamentos para o enjoo e diarreia. Acrescente ainda gotas oftálmicas para aliviar o cansaço ocular provocado pela condução, soluções hidratantes e protetor solar.
  • Descanse e alimente-se antes da viagem. Uma boa noite de sono pode marcar a diferença, favorecendo a atenção à estrada. Durma bem na véspera. Faça também um pequeno-almoço completo que garanta a energia necessária.

    Pela estrada fora com saúde e segurança
  • Refeições trazidas de casa. Se parar em restaurantes não está nos seus planos, prepare os alimentos em casa com o mínimo de antecedência e prefira os menos perecíveis. Tenha atenção ao acondicionamento, transportando-os numa mala térmica ou afastados de locais quentes.
  • Hidrate-se. Tenha sempre água consigo, beba com frequência e em pequenas quantidades, mesmo que não tenha sede. A desidratação provoca cansaço, afetando a concentração.
  • Esqueça o jejum. Por mais pressa que tenha em chegar ao destino, não salte refeições. É mesmo recomendado que faça entre quatro e cinco por dia, evitando alimentos de difícil digestão como os ricos e gorduras. Prefira saladas, frutas, carnes e peixes grelhados.
  • Não retome a viagem logo a seguir a uma refeição completa. Espere 15 a 20 minutos antes de voltar ao volante, já que depois de comer a capacidade de condução fica reduzida.

Comentários