Passar a vida com o dedo no nariz provavelmente não o vai matar, mas também não é de todo um hábito saudável. Ter este costume não só é nojento, como pode estar a abrir portas para bactérias perigosas. E se você acha que só as crianças e adolescentes têm esse hábito feio e perigoso, está enganado. Um estudo realizado em Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que 90% dos adultos (pelo menos os que assumem) enfiam o dedo no nariz, especialmente quando sentem que não estão a ser observados. No entanto há cinco motivos pelos quais deve deixar de pôr o dedo no nariz:

1 - Pôr o dedo no nariz deixa-o mais exposto a infeções e gripes

O Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova York, estudou o que acontece quando se põe o dedo no nariz e chegou à conclusão que conforme mexemos lá dentro, as nossas unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal e essas feridas acabam por sangrar e por servir de alimento a todos os germes que entram pelo nariz.Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que quem põe o dedo no nariz é significativamente mais propenso a ter Staphylococcus aureus no seu corpo. O Staphylococcus aureus é a causa comum de infeções de pele, como abcessos, infeções respiratórias, como a sinusite, e intoxicação alimentar. Já um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry, constatou que 90% das pessoas questionadas admitiram pôr o dedo no nariz regularmente. Pôr o dedo no nariz raramente é a causa de todos os problemas graves em indivíduos saudáveis, mas pode ser um problema para aqueles com sistemas imunológicos mais fracos. Além disso, ter menos germes desagradáveis ​​como o Staphylococcus aureus no seu corpo geralmente é uma boa coisa, mesmo para pessoas saudáveis. Em vez de pôr o dedo no nariz pode considerar assoá-lo numa próxima vez, ou pelo menos usar um lenço de papel em vez de usar os dedos.

2 - Quem põe o dedo no nariz, normalmente, tem outros maus hábitos

Uma outra pesquisa, realizado no estado americano de Wisconsin, mostrou que nas pessoas que têm o hábito de enfiar o dedo no nariz, 25% delas arrancavam as cutículas com os dentes, 20% não resistiam às pelinhas em volta das unhas; 18% roíam unhas e 6% chegavam a arrancar os cabelos.

3 - Pode perfurar o septo

Septo é uma espécie de parede do seu nariz, que divide as narinas. Dependendo da forma como enfiar o dedo no nariz, ele pode não aguentar e ficar ferido. Muita pessoas acabam por perfurar o septo com a unha.

4 - Pode causar sangramentos

É óbvio que perfurar o septo é algo mais raro, mas os sangramentos por causa da violência do dedo no nariz são muito mais frequentes. Provavalmente já lhe aconteceu uma situação idêntica. Isso acontece porque você pode arrancanr fragmentos de pele morta e muco do nariz. Além de ser doloroso, em alguns casos, o sangramento pode até agravar-se, dependendo da situação e tornar-se algo sério. Nos Estados Unidos, por exemplo, um homem acabou por morrer devido aos vários sangramentos que esse hábito de enfiar o dedo no nariz lhe causou ao longo dos anos. Na autópsia, além da hemorragia recente, que acabou por levá-lo à morte, foi constatado que a cavidade nasal do homem estava cheia de sangue.

5 - Quem põe o dedo no nariz acaba por comer o que tira de lá

De acordo com um levantamento realizado na Índia, pelo Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociência, 4,5% dos adolescentes que mantinham o hábito também gostavam de comer os macacos que tiravam do próprio nariz.

Leia ainda: Porque estamos sempre a ver o telefone a meio da noite?

Saiba também: Sabe porque não deve discutir quando está com raiva?