Os erros mais comuns dos viajantes

Fique a conhecer os erros a evitar durante a sua próxima viagem.

Chegaram, finalmente, as férias. Está prestes a fazer aquela tão esperada viagem. Já estipulou o destino, a companhia e até arrumou a bagagem. Mas será que pensou nos erros que podem tornar o seu merecido descanso num pesadelo?

Não beber água

A hidratação é fundamental durante todo o ano, mas é quando o calor aperta que tendemos a perder mais líquidos e precisamos, pois, de os repor com mais frequência. Eleja a água, mas não esqueça alguns cuidados. De modo geral, a da rede pública é uma ótima opção se ficar por Portugal. Caso o seu destino seja por paragens mais tropicais, prefira sempre água engarrafada. Se levar a água consigo, evite as embalagens plásticas; os termos mantêm a frescura e a pureza microbiológica e as garrafas de vidro têm a vantagem de ser mais fáceis de lavar e manter limpas.

Uma dieta improvisada

Cozinhar nas férias não está nos seus planos? Se prefere comprar os alimentos, não entre no primeiro restaurante ou café. Tenha atenção às condições de higiene tanto nestes como no que toca a vendedores ambulantes. Estes últimos deverão dispor de arca frigorífica para conservação dos alimentos e bebidas.

Deixar a saúde para o regresso

É certo que as férias são um tempo de descontração, mas isso não implica esquecer a sua saúde. Organize a sua bagagem de modo a incluir uma mini farmácia, onde não devem faltar medicamentos que tenha de tomar habitualmente, bem como outros para desarranjos intestinais muito frequentes em viagem. Prefira os probióticos – bactérias e fungos saudáveis que regulam a flora intestinal – disponíveis em qualquer farmácia, e que aliviam os sintomas e encurtam o período de diarreia tanto em adultos como em crianças.

Tomar medicamentos à toa

Aliviar os sintomas pode ser a sua principal preocupação, mas deve evitar tomar medicamentos sem conhecer a causa do mal-estar. Em caso de dor ou outra condição, não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde. Poderá perder algumas horas das suas férias, mas estará a evitar problemas de maior causados por medicação incorreta.

Misturas explosivas de alimentos

O seu apetite aumenta durante as férias? Desfrute da mesa, mas tenha cuidado com algumas combinações. Sabia que deve evitar, por exemplo, pratos de carne com fruta, devido à fermentação? Juntar carne e batatas também é desaconselhado. As enzimas da proteína animal e do amido podem resultar em flatulência. Fuja ainda das proteínas animais conjugadas com gordura ou arrisca-se a retardar a digestão.

Comentários