É no inverno que as temperaturas atingem os seus picos mais baixos. E é também nesta estação que os nossos olhos mais se ressentem. Por um lado, estamos mais expostos a condições climatéricas mais agrestes (mais vento, mais chuva, mais frio), e por outro lado, esta é também a época em que passamos mais tempo em ambientes fechados e mais secos que muitas vezes acabam por secar os olhos, o que pode causar dor, ardor, comichão ou inchaço.

Se a tudo isto juntarmos o facto de também no inverno os níveis de poluição tenderem a ser mais elevados, temos a época perfeita para o desenvolvimento das conjuntivites e da síndrome do olho seco. Mas há pequenos cuidados que pode incorporar no seu dia a dia e que o ajudam a manter a sua saúde ocular, ora veja.

Pequenos gestos que ajudam
. Evite coçar os olhos ao longo do dia.
. Se sente frequentemente os olhos secos e irritados, procure hidrata-los (fale com o seu médico sobre a melhor forma de o fazer).
. Proteja os seus olhos com óculos de sol que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta.
. Aproveite os dias sem chuva para abrir as janelas e arejar os espaços onde passa mais tempo, seja em casa, seja no escritório.
. Lave as mãos com frequência, ao longo do dia, para o caso de cair na tentação de coçar os olhos evitar ao máximo contaminações.
. Limpe os filtros do ar condicionado para evitar a acumulação de ácaros.
. No caso de usar óculos, marque uma consulta pelo menos uma vez por ano para garantir que está a usar a graduação correta para o seu problema específico.

Por Opticalia
A Opticalia ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2016 na categoria “Serviços Óticos – rede naional” com uma classificação global de 8,31 numa escala de 1 a 10. Mais informações AQUI