Mente saudável

No dia em que se comemora a saúde mental, deixamos-lhe algumas dicas para ter uma mente sã

Ter saúde mental significa desfrutarmos de sensaçõe de bem-estar, sentirmo-nos confiantes para aproveitar um desafio quando uma oportunidade aparece, estarmos bem connosco.

Tal como a saúde física, existem várias acções que pode tomar para melhorar a sua saúde mental. Qualquer pessoa pode, com pequenas mudanças causar um grande impacto na sua saúde mental e no seu bem-estar psicológico.

Fale sobre os seus sentimentos - Pode ajudar a manter o seu psicológico saudável e a lidar de melhor forma quando tem problemas. Guardar os sentimentos pode conduzir a ansiedade, depressão e pressão arterial elevada.

Coma melhor – Existem várias ligações entre uma alimentação saudável e a forma como nos sentimos. A cafeína ou o acúcar são um exemplo de alimentos  que têm efeito imediato no nosso psicológico. Uma alimentação saudável pode proporcionar-lhe uma mente mais saudável.

Mantenha-se em contacto – Amigos e familiares fazem com que se sinta querido. Eles podem oferecer-lhe diferentes pontos de vista para além do seu, ajudando a resolver problemas de forma mais prática.

Faça uma pausa – Realizar uma paragem ou mudança do ritmo de vida é bom para a sua saúde mental. Pode ser apenas uma pausa de 5 minutos para se esperguiçar no trabalho. Alguns minutos podem ser suficientes para diminuir os níveis de stress

Mantenha-se ativo – O exercício liberta várias endorfinas que transmitem ao seu cérebro a sensação de bem-estar. Praticar exercício de forma regular pode ainda aumentar a sua confiança, auto estima e manter o seu cérebro e outros órgão vitais saudáveis.

Peça ajuda – Não somos super-heróis e cada um de nós a dada altura sofre de  cansaço extenuante. O ritmo de vida alucinante que levamos pode levar ao esgotamento e depressão, sendo necessário ajuda para lidar com estes problemas. Não se iniba em pedir ajuda.

artigo do parceiro:

Comentários