A menstruação é o método natural do corpo preparar a mulher para ser mãe e consequentemente para o parto. Esta, é uma fase mais delicada em que a mulher precisa que o seu companheiro tenha mais paciência e por isso, está na altura de tentar perceber a tão famosa TPM.

O útero fica mais inchado - A verdade é que quando a mulher está com a menstruação o útero fica duas vezes maior e mais pesado que o normal. Por isso é bastante comum sentirem imensas dores.

Estragar sempre uma peça de roupa - Mesmo que a mulher tenha cuidado é normal que se a menstruação aparecer sem se estar à espera que acabe por destruir a peça de roupa inferior pois vai manchá-la e este tipo de manchas são extremamente difíceis de sair.

Ter a menstruação sem pré-aviso - A menstruação varia de intensidade de mês para mês. Pode ser normal num mês sem dor e pouco fluxo e no mês seguinte ser um autêntico terror.

A TPM não acontece só quando a mulher está com a menstruação - Os homens costumam culpar as reações emocionais intensas a esta fase, mas a maior parte das mulheres sofre mesmo antes de estarem menstruadas pois o peito fica mais sensível, sentem mais fome, mais cansaço e até mesmo enxaquecas.

As paredes do útero estão mais sensíveis - Antes de durante a ovulação, as mulheres estão mais propensas a engravidar, e acumula-se estrogênio e progesterona no útero que é expulso do organismo quando se fica menstruada, acabando por provocar ainda mais dores nesta zona.

Estar sempre preparada - As mulheres por norma devem andar sempre prevenidas com tampões ou penso higiénicos caso a menstruação apareça. E esses produtos a longo prazo acabam por ser dispendiosos.

Têm menos energia - Quando a menstruação aparece é normal que a mulher fique com menos energia e mais cansada pois o corpo pede repouso.

Fome incontrolável por produtos que só fazem mal - As mulheres acabam por ter mais apetite pois as hormonas estão descontroladas. Também é comum sentirem náuseas nesta altura.

Desejam ter relações sexuais, mas sem toque - Embora tenham desejo sexual sentem mais dores e por consequência mais desconfortáveis.

Os ciclos menstruais não são iguais para todas as mulheres - Embora existam algumas teorias nada prova que os ciclos das mulheres que convivem mais, vêm ao mesmo tempo.