Apesar destas medicinas agirem de forma diversificada entre si, pelas origens e metodologias usadas, diferem ainda mais da medicina tradicional ou alopática, pelo facto de estudarem o organismo como um todo.

As medicinas naturais necessitam entender o físico, emocional, mental e até o espiritual, não optando apenas por um deles. Nestas medicinas o ser humano é visto sempre como um todo.

Mesmo no século XXI, com a tecnologia avançada a crescer, as medicinas, conhecidas como alternativas ou complementares têm-se manifestado bastante.

O que explica este crescimento?
Pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, mostram que as pessoas tendem a adotar uma vida mais saudável, o que ajuda a prevenir e combater doenças.

Questionar sobre qualidade de vida passou a ser frequente em grande parte da população. As pessoas procuram ter melhores hábitos no dia a dia, tornando-se mais saudáveis.

As medicinas naturais, entre as quais a Naturopatia, Medicina tradicional chinesa, Medicina Ayurvédica, Homeopatia, Osteopatia, mostram que, para ter uma vida saudável é necessário manter o equilíbrio entre corpo e mente.

Quando uma emoção, seja de tristeza, preocupação ou irritação se torna constante na vida de uma pessoa, ocasiona um desequilíbrio das vias energéticas do corpo, podendo prejudicar diversos órgãos, como o coração, rins, pulmões, etc.

Antigamente, as medicinas orientais eram ensinadas por mestres discípulos que dominavam as técnicas, buscando a cura.

Nas medicinas naturais, acredita-se no poder da cura pelo próprio organismo, pelo que a aceitação do nosso corpo a substâncias naturais, como a toma de plantas, por ex., seja melhor, relativamente à toma de substâncias químicas.

Frequentemente o nosso corpo não se identifica com diversas substâncias de foro químico, reagindo por vezes, com sintomas desagradáveis, ou seja, prejudicando algumas partes em detrimento da cura de outras.

Daqui resulta uma grande dificuldade em curar, no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, num todo.

Diversas práticas das Medicinas naturais já são bem conhecidas pela eficiência dos seus tratamentos.

Estas medicinas podem tratar várias patologias, sendo algumas bem conhecidas entre nós, como é o caso do stress, cólicas, enxaquecas, depressão, dores musculares entre tantas outras.

A ciência tem vindo a comprovar a veracidade dos métodos, para quem ainda tem dúvidas, assim como a potencialidade de cura.

Apesar da Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda se referir a estas Medicinas, como alternativas ou complementares, são, sem dúvida uma aposta cada vez mais clara e segura.

Talvez para breve, o que se chama hoje de alternativo ou complementar, passe a chamar-se, simplesmente Medicina natural, passando a existir dentro destas especialidades que utilizam metodologias diversificadas, com um objectivo comum. Este objetivo, não é mais do que olhar para cada indivíduo, de forma holística, no sentido da cura.

Vera Bilé
Brahmi Wellness