Emoções positivas ajudam a prevenir doenças

Para evitar a depressão do sistema imunitário, é preciso manter a alegria de viver, refere Manuel Santos Rosa, especialista em imunologia. Teresa Marta, coach, aponta as estratégias

Rir é mesmo o melhor remédio. A expressão não passa de um cliché mas não podia ser mais verdadeira. As emoções positivas, a alergia e a boa disposição ajudam a prevenir, combater e até tratar muitas patologias. O especialista em imunologia português Manuel Santos Rosa é um dos que defendem esta teoria. Para a pôr em prática, a coach especializada em bem-estar Teresa Marta aponta-lhe seis estratégias que deve adotar desde já. Estas são as regras que deve seguir para uma saúde à prova de doença:

1. Pense em si. Não tenha medo de tomar decisões em função do seu bem-estar e da sua felicidade, em detrimento daquilo que acha que os outros irão apreciar.

2. Diga que não. Diga-o as vezes que forem necessárias. Se perder alguém ou alguma coisa por fazê-lo, acredite que essa pessoa ou essa coisa já não lhe pertencia.

3. Amplie o seu mundo. Conheça novas pessoas e outras realidades. Mude a sua rotina, as pessoas habituais e os locais de sempre.

4. Não exija demais de si mesma liberte sentimentos de auto-avaliação e de perfecionismo.

5. Deixe os acontecimentos negativos fluírem em vez de os guardar, tente perceber o que lhe vieram ensinar. A seguir, liberte-os.

6. Assuma um ar menos sério divirta-se mais. Ria mais. Brincar com as adversidades é muito importante para a nossa cura emocional e, consequentemente, o melhor remédio para a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa felicidade.

Texto: Carlos Eugénio Augusto com Teresa Marta (coach para a coragem e CEO da Academia da Coragem)

artigo do parceiro:

Comentários