Durma para ser feliz e manter a linha

Estudo revela que dormir menos do que oito horas por noite pode conduzir a estados depressivos. A falta de descanso também dá mais fome

Os jovens adultos que dormem menos de oito horas por noite correm maior risco de sofrer de mais sintomas depressivos e de ansiedade do que aqueles que têm um sono reparador. A conclusão é de um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, segundo o qual o risco de mal-estar psicológico aumenta cerca de 14% por cada hora de sono perdida. Segundo outro trabalho do Hospital Brigham & Women's e do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, nos EUA, dormir pouco também aumenta a propensão para consumir mais gorduras e calorias.

Depressão e gordura são assim, segundo esta investigação, uma péssima mistura para o corpo e para a mente, que pode evitar dormindo as horas de que o corpo precisa para se restabelecer. Já não é a primeira vez que a relação entre peso e falta de sono é apontada por estudos internacionais. De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, dormir mais de oito horas por noite faz diminuir a ansiedade, um estado de alma que pode gerar compulsões alimentares que, por sua vez, conduzem ao aumento de peso.

artigo do parceiro:

Comentários