Um estudo, intitulado “Sleeping Position, Dream Emotions, and Subjective Sleep Quality” revela que que a posição em que adormecemos pode influenciar aquilo com que sonhamos durante a noite.

A investigação, que contou com a participação de 63 pessoas, consistia em analisar a posição em que os participantes adormeciam, monitorizar a sua atividade cerebral durante o sono e questioná-los sobre os seus sonhos. Após analisarem todas estas variáveis, foi apurado pelos cientistas que 41 pessoas dormiam para o lado direito enquanto 22 dormiam para o lado esquerdo.

A conclusão mais interessante foi que 40,9% das pessoas que dormiam para o lado esquerdo tinham mais pesadelos do que as que adormeciam para o lado direito (14,6%). Ou seja, os participantes que normalmente dormiam para o lado direito acabavam por ter uma qualidade de sono superior à dos outros.

Outra das conclusões descritas no estudo prende-se com as emoções experienciadas pelos diversos participantes. Apesar de todos se lembrarem dos sonhos que tiveram, os participantes que dormiam do lado direito sentiam mais emoções positivas do que os dormiam para o lado oposto. Felicidade, alegria, amor, esperança e segurança são alguns dos exemplos dados pelos investigadores.

Apesar de algumas da conclusões apresentadas serem baseadas nas opiniões e depoimentos dos participantes, a verdade é que esta investigação demonstra que a posição em que adormecemos é uma variável importante no estudo do sono e pode estar relacionada com a qualidade do mesmo.