Surge em adolescentes e mulheres jovens e, se nada se fizer para a combater, rapidamente passará do aspeto “casca de laranja” quando se aperta a pele para algo que nos acompanhará pela vida fora e que se torna visível sem qualquer ajuda de “apertões na pele”.

Para identificarmos a melhor forma de a combater, temos que perceber o que é realmente a celulite. Trata-se de uma inflamação caracterizada por edema (inchaço) por retenção de líquidos e pelo aumento de células adiposas que provocam compressão do sistema venoso e linfático e perda da elasticidade dos tecidos. Os tecidos tornam-se fibrosos e formam nódulos subcutâneos.

Na origem da celulite estão vários fatores que normalmente não atuam sozinhos. Sem dúvida que há uma predisposição genética nas mulheres, nomeadamente a hereditariedade e desequilíbrio hormonal. Mas outros factores determinam e condicionam o aparecimento da celulite, como a falta de exercício físico, os maus hábitos alimentares, o stresse, o tabaco e outras condicionantes como problemas circulatórios.

Se não podemos controlar a carga genética e hereditária, podemos sim condicionar um conjunto de factores que fazem a diferença e estão somente nas nossas mãos… e na nossa vontade!

  • Regime alimentar equilibrado - Uma alimentação saudável ajuda o corpo a recuperar o seu equilíbrio bioquímico, criando um ambiente menos favorável ao desenvolvimento da celulite.
  • Reduzir no sal - O sal promove e aumenta a retenção de líquidos.
  • Combater a prisão de ventre - Quem sofre de prisão de ventre tem maior probabilidade de desenvolver celulite, pois o intestino não funciona corretamente, acumulando toxinas que a favorecem. Para ajudar a sua barriga a funcionar bem aumente a ingestão de fibras, beba muita água ao longo do dia, mastigue bem os alimentos e não vá para a cama de estômago pesado.
  • Algum exercício físico para melhorar a circulação - Para além de tonificar os músculos, a prática regular de actividade física, ajuda a abrir os vasos sanguíneos da pele e a manter o sistema de remoção de impurezas do organismo.
  • Hidratar e tonificar a pele – Não há pior que uma pele seca e estragada, e ainda por cima com celulite! Para além dos produtos que utiliza na sua higiene diária, poderá também recorrer a produtos específicos que ajudam no combate à celulite.
  • Tratamentos estéticos – Existem no mercado alguns tratamentos estéticos bastante eficazes que ajudam a combater a celulite. Há que identificar o que melhor se adequa a si (ao seu nível de celulite, ao seu estilo de vida, à sua actividade profissional e… também à sua bolsa).
  • Se tem peso a mais, emagrecer ajuda - A celulite tem na sua origem células gordas, logo o excesso de peso contribui para agravar o problema. Perder uns quilinhos a mais eliminará uma boa parte da celulite.
  • Com a ajuda de anticelulíticos orais chega lá mais depressa – Existem no mercado soluções próprias eficazes, para cada tipo de celulite, e com um período de tratamento relativamente curto. Informe-se na sua farmácia.

O mais importante: o resultado só é visível com a combinação efetiva de várias destas atitudes como um estilo de vida continuado! Desiluda-se, se quer resultados em poucos dias ou semanas. Uma solução rápida, indolor e de baixo custo só no plano dos milagres! Até que aconteçam, tenhamos fé, e implementemos estas dicas.

www.cinco-estrelas.pt