Detox é como tomar banho por dentro

Detox é um tratamento de desintoxicação orgânica. Em sentido figurado, pode dizer-se que é como tomar banho por dentro.
 A desintoxicação processa-se pela drenagem de toxinas e metais pesados via sistema linfático.
créditos: AFP

O tratamento consiste em colocar os pés numa bacia com água, com o aparelho Detox (convém ser o de investigação original e não uma das muitas cópias que por ai proliferam).

Este vai, por osmolaridade, criar um meio de densidade alterada, permitindo deste modo que as toxinas, gorduras e metais pesados que circulam dentro do nosso organismo abandonem o mesmo pelos poros das plantas dos pés. Estas toxinas depositam-se na água da bacia, que inicialmente é branca translúcida e ao fim de alguns minutos começa a ficar altamente poluída, acabando a sessão com um líquido muito escuro e denso que faz lembrar um rio altamente poluído.

Salvaguardando as devidas proporções, apenas em termo de imagem, podemos dizer que o Detox está para a limpeza do sistema linfático - logo para o organismo - como a diálise está para o sangue.

O Detox tem indicação para ser feito por quase todas as pessoas, sendo recomendado como uma medida muito importante em Medicina preventiva pois ajuda em muito ao equilíbrio orgânico e ao prevenir de doença, nomeadamente de doença inflamatória, podendo mesmo segundo alguns especialistas ser uma excelente forma de manter o organismo saudável evitando doenças cancerígenas.

Mas em Medicina Curativa tem um particular interesse no tratamento do Colesterol, no tratamento da Obesidade e excesso de peso, em doenças do foro hepático - nomeadamente em pessoas com o chamado “fígado gordo”.

É, também, um excelente meio de regular os excessos que todos cometemos, quer através da alimentação quer através da poluição atmosférica, fumos de tabaco e outros. É uma das maneiras mais eficientes de conseguirmos libertar metais pesados do organismo, tarefa em que o organismo, por si só, sem ajuda, tem muita dificuldade em executar e que é fundamental em termos de manutenção da saúde.

O Detox pode e deve ser feito por todas as pessoas, exceto pessoas portadoras de pacemaker, pessoas que tenham feito transplantes, que sofram de epilepsia, com próteses metálicas nos membros inferiores, com feridas expostas nos pés e mulheres grávidas ou a amamentar.

Detox é um tratamento que busca a sua ciência na física.

Por António Soares Neto, naturopata Clínica em Forma

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários