Coenzima Q10 - Um antioxidante a não perder

Utilizada em abundância na cosmética devido às capacidades de regenerar os danos na sua pele esta coenzima pode ser também uma forte aliada na sua saúde

Esta coenzima (CoQ10) é uma substância que se encontra na maioria das nossas células, representa um potente antioxidante no combate aos radicais livres, que se pensa, serem responsáveis por morte celular, envelhecimento precoce entre outros problemas de saúde, incluindo cardiovasculares e vários tipos de cancros.

Presente no nosso corpo a coenzima Q10 é utilizada pelas células  para produção de energia necessária à manutenção e crescimento celular.

A coenzima Q10 está presente em vários alimentos mas em pequenas quantidades, apenas em alimentos como a carne de vaca, amendoins e órgão de animais se encontra em maior abundância.

Além do seu consumo através de fontes alimentares, pode recorrer ainda à suplementação para obter as quantidades necessárias diárias, sendo encontranda em cápsulas, tabletes.

A CoQ10 é também muito utilizada em cosméticos devido às suas propriedades regeneradoras de pele.

Nos últimos anos foram realizados vários estudos sobre este tema e alguns dos resultados segurem o benefício da ingestão de CoQ10 na melhoria dos seguintes problemas:

Pós ataque cardíaco – A Cq10 reduz a repetição de episódios cardiovasculares

Colesterol elevado – Pessoas com problemas de colesterol elevado têm tendência a ter níveis inferiores de CoQ10, no entanto, não existem evidências claras que o seu consumo reduza o colesterol.

Diabetes – Suplementos de CoQ10 podem melhorar a controlar de forma mais eficaz os seus níveis de glicemia no sangue.

Pressão arterial elevada – Vários estudos clínicos sugerem que a CoQ10 pode baixar a sua pressão arterial, no entanto precisa de pelo menos 4 a 12 semanas para envolver alterações.

Cancro – Tal como acontece com o colesterol pessoas que sofrem de cancro têm níveis deficitários de CoQ10. Outras pesquisas científicas referem ainda que melhora o sistema imunitário, sendo útil como tratamento secundário para o cancro.

Outros estudos preliminares sugerem também que a CoQ10 pode:

Ser utilizada no tratamento da doença de Parkinson

Melhorar a capacidade de praticar exercício em pessoas com angina de peito

Ajuda a prevenir enxaquecas

Melhora o sistema imunitário em pessoas com o vírus HIV

A CoQ10 é lipossolúvel pelo que deve ser ingerida com uma refeição com alguma fonte de gordura para o seu corpo a poder absorver e a sua dos diária situa-se entre as 90 e as 400mg por dia

Se está a pensar consumir CoQ10 consulte primeiro o seu médico.

artigo do parceiro:

Comentários