Para a medicina tradicional chinesa, o frio é yin e tudo fará para invadir o nosso corpo. Se puder fortalecê-lo, aumentando o seu yang, dificilmente o yin penetrará e causará patologias. Esta é a crença que tem norteado a vida de gerações ano após ano. De acordo com Luís Lavado, docente no Instituto de Medicina Tradicional e especialista em medicina tradicional chinesa, estes são os hábitos a adotar nos meses de inverno para potenciar o seu yang, reforçar o seu sistema imunitário, sentir-se mais confortável e ainda prevenir gripes, resfriados e constipações:

- Privilegie as peças de roupa de algodão em contacto com a pele e use roupa ligeiramente larga por cima. A formação de camadas de ar entre as peças de roupa ajuda a aquecer o organismo.

- Um cuidado especial deve ser dirigido para os pés. Pela mesma razão anterior, use sapatos e meias folgados para permitir a circulação.

- A ingestão de bebidas quentes é fundamental, recomendando-se, em especial, o gengibre. O chá de equinácea é outra das bebidas recomendadas nos períodos de maior frio.

- Cubra a região cervical para a proteger do frio e do vento. Use e abuse de cachecois e echarpes.

- Deite-se cedo, preferencialmente numa cama ligeiramente aquecida.

- Evite a exposição ao frio, mas também ambientes muito quentes. As diferenças de temperatura podem gerar reações adversas.

Texto: Carlos Eugénio Augusto com Luís Lavado (docente no Instituto de Medicina Tradicional e especialista em medicina tradicional chinesa)