Acorda cansado e com sono?

O nosso cérebro consegue pregar-nos imensas partidas e no que diz respeito ao sono, essas não são exceção. Descubra o porquê de acordar cansado e saiba o que deve fazer para que isso não volte a acontecer.

O ideal é que consiga dormir pelo menos oito horas, para que consiga acordar no dia seguinte animado e bem disposto, mas será que já lhe aconteceu acordar e ainda ter sono durante toda a manhã?! Descubra o porquê de isso acontecer e saiba que não é o único a ter estes sintomas.

Neurobiologia - Quando está a dormir o seu cérebro mantêm-se no estado de REM, ou seja, sempre que sonha liberta energia, que é denominada de adenosina. Como está ligada diretamente ao cérebro, acaba por causar uma sensação de sonolência, e isto acontece porque adenosina consegue desativar os neurónios que se encontram responsáveis por deixar o seu cérebro alerta. Esta é uma das razões porque acorda ainda com mais sono do que quando adormeceu.

Dormir acompanhado - Pode parecer mentira, mas a verdade é que de acordo com a ciência as mulheres não conseguem dormir bem quando estão acompanhadas na cama. Já os homens por outro lado, não tem qualquer problema em dormirem acompanhados.

Comida - Já deve ter percebido que a comida consegue influenciar em muito o seu comportamento e quando falamos do sono, ela não é exceção. O simples fato de comer um doce depois do jantar, pode fazer com que no dia seguinte esteja bastante sonolento. Isto deve-se ao fato de existir uma grande quantidade de açúcar no sangue e assim ativar os neurónios que provocam o sono. Outro dos fatores onde este sintoma ocorre, é a seguir ao almoço.

Dormir - Dormir é fundamental, principalmente entre seis a oito horas, e é nessa altura em que deve limpar todos os pensamentos negativos que tenha, para que consiga descansar. Sempre que dorme menos do que deve, acaba por sentir mais dificuldades em concentrar-se e até mesmo, em tomar decisões acertadas. Se tem falta de sono, saiba que isso pode estar relacionado com doenças como a depressão ou até mesmo o cancro.

Agora que já sabe o porquê de ter dificuldades em manter-se acordado após uma noite de sono, também já percebeu que é fundamental dormir bem para que consiga fazer uma "limpeza" ao seu cérebro e manter-se acordado e cheio de energia pela manhã.

Leia mais: Evite o cansaço

Leia mais: Estes são os piores alimentos para a sua digestão

artigo do parceiro:

Comentários