A importância da flora intestinal

Aparentemente existem boas e más bactérias a viver no nosso organismo, neste caso no nosso intestino, sendo por muitos considerado um órgão.

Aparentemente existem boas e más bactérias a viver no nosso organismo, neste caso no nosso intestino, sendo por muitos considerado um órgão.

Existe uma cadeia tao grande de bactérias, que ultrapassa o número de células no nosso corpo.

As bactérias boas representam um papel fundamental no bom funcionamento do corpo, auxiliando a produção de vitamina B e K, na digestão de Hidratos de carbono não digeridos ou resistentes, na produção de ácidos gordos de cadeia curta, entre outros.

Todos estes benefícios podem estar direta ou indiretamente relacionados com o controlo da glucose no sangue e da fome.

Contudo, devido à imensidão de espécies, até à data não foi, possível identificar o papel de cada uma, ou seja, ainda não são conhecidos os bons ou os maus da fita.

Existem associações positivas e negativas para determinado tipo de espécies, onde cada ser humano tem a sua própria colonia de bactérias, como uma impressão digital, sendo único na sua composição, dificultado ainda mais a pesquisa dos cientistas.

Apesar de ainda estar muito por descobrir, pode ser afirmando que o seu papel no bom funcionamento do organismo e trato digestivo é fundamental. Uma flora intestinal equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo.

A melhor forma de garantir que a sua flora intestinal se encontra equilibrada,  é fazer uma alimentação adequada à base de produtos naturais, incluíndo alguns dos alimentos conhecidos com pré-bióticos.

Se para além do estilo de vida saudável, pretender usar suplementos, os que aparentam ser mais adequados, são os pré-bióticos, direcionando a sua flora intestinal para a composição mais adequada.

artigo do parceiro:

Comentários