6 regras para prevenir o síndrome pós-férias

Como evitar o Síndrome pós-férias

Após um período em que não estamos dependentes de horários, a ideia de voltar à rotina habitual pode gerar um humor melancólico e até algum stress, prejudicial para a saúde.

O segredo para ultrapassá-lo está em estratégias simples e relaxantes.

Siga os conselhos de Catarina de Castro Lopes, diretora de psicologia da Clínica White, para o conseguir:

1. Se começar a sentir-se angustiada porque as férias estão a terminar, aproveite para refletir sobre o que gostaria de mudar na sua vida.

2. Reserve dois ou três dias para começar progressivamente a reajustar os seus horários. Comece a levantar-se e a deitar-se mais cedo, de forma gradual, por exemplo.

3. Quando regressar ao trabalho, planeie fins de dia tranquilos e agradáveis e tente relaxar, pelo menos, 15 minutos todos os dias.

4. Inicie os dias com um pensamento positivo ou uma imagem agradável que lhe traga bem-estar.

5. Preencha os fins de semana com atividades de que gosta. Afinal são dois dias de férias que pode ter todas as semanas!

6. Concentre-se nas coisas boas que o seu trabalho lhe proporciona, o convívio com os colegas, o sentimento de utilidade e a estabilidade económica.

Estas estratégias devem, à partida, facilitar o regresso à realidade com que terá de lidar até ao próximo período de descanso.

Se sentir algum cansaço, pode ainda recorrer a alimentos ou suplementos alimentares ricos em vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico, que auxilia na produção de neurotransmissores envolvidos na regulação dos estados de humor.
Se o stress pós-férias persistir após três ou quatro semanas de trabalho, consulte um especialista.

Catarina de Castro Lopes
Diretora Clinica de Psicologia da White

artigo do parceiro:

Comentários