Deixamos de seguida 5 cuidados que o vão ajudar a cultivar e manter os seus olhos saudáveis.

Descansar é um óptimo remédio
Hoje em dia a maior parte das nossas actividades profissionais obriga-nos a estar o dia inteiro num ambiente fechado a trabalhar em frente a um computador, o que pode ser prejudicial para a sua visão. No entanto, criar momentos de pausa em que descansa os seus olhos, ter um brilho no ecrã adequado, assim como manter uma distância adequada do monitor, são pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.

Deixar de fumar
Fumar faz mal à sua saúde de um modo geral e os olhos não são excepção. Na verdade, alguns estudos associam esta prática ao aumento do risco de desenvolver cataratas ou degeneração macular, assim como a alguns danos irreversíveis no nervo óptico, que podem levar à cegueira.

Comer para os olhos
Somos o que comemos e actualmente sabemos que nutrientes como o ómega-3, os ácidos gordos, a luteína, o zinco e as vitaminas C e E, presentes em alimentos como os espinafres, couve, salmão, atum, ovos, nozes e laranjas, podem ajudar a evitar os problemas de visão normalmente relacionados com a idade.
Por outro lado, ter uma alimentação mais saudável e manter um peso regular ajuda diminui o risco de desenvolver diabetes e outras doenças relacionadas com o peso excessivo que podem levar à perda de visão.

Aproveitar o Sol, mas protegido
Os raios ultravioleta são tão prejudiciais para a sua pele como o são para os seus olhos. Daí que, para além de proteger a pele com protector solar, também deve proteger os seus olhos com uns óculos de sol com lentes adequadas que bloqueiem os raios UVA e UVB.

Mais vale prevenir….
Já o velho ditado o dizia: mais vale prevenir que remediar, por isso, faça consultas de rotina periódicas para evitar surpresas desagradáveis.

Por Opticalia

A Opticalia obteve a certificação Serviço Cinco Estrelas na categoria “Lojas de Ótica”, com uma classificação global de 8,73 numa escala de 1 a 10.