5 coisas que nunca (mas nunca) deve partilhar

O altruísmo é um bom princípio mas, no que toca a saúde e ao bem-estar, há algumas exceções. Saiba quais são os objetos que deve guardar só para si!

Não é uma questão de má vontade, de egoísmo ou de inveja. É mesmo uma questão de saúde e bem-estar! Lá por gostar muito das pessoas que partilham a vida consigo, não significa que tem de forçosamente dividir tudo com elas, como advertem muitos especialistas nacionais e internacionais. Estes são alguns exemplos de objetos e utensílios que exigem uma utilização individual:

1. Toalhas

A humidade é o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, que podem estar na origem de infeções. Devem ser usadas apenas pelo próprio, ser secas após cada utilização e lavadas regularmente.

2. Sabonete

Por estar continuamente húmido, acumula bactérias, fungos e leveduras que podem ser passadas de pessoa para pessoa. O Center for Disease Control and Prevention, nos EUA, recomenda a utilização de sabonete líquido.

3. Pentes e escovas

Podem disseminar piolhos, sarna e infeções por estafilococos, pelo que não devem ser partilhados, mesmo entre familiares.

4. Desodorizante

Sticks e roll-ons, além de poderem ser veículos de partilha de células cutâneas, também podem transmitir bactérias.

5. Escovas de dentes e lâminas

Além de bactérias, podem transmitir vírus como o vírus da imunodeficiência humana (VIH), responsável pela SIDA, síndrome da imunodeficiência adquirida.

artigo do parceiro:

Comentários