Em destaque

Tarte de cogumelos com queijo Gruyère e pinhões

Servida com uma salada, esta tarte pode ser um almoço delicioso ou um jantar leve.

Ingredientes

½ receita de massa básica (ver abaixo) -
Ovo grande, ligeiramente batido 1
Cabeça de alho 1
Queijo Ricotta 115 g
Natas ácidas 60 ml
Sal e pimenta preta moída na hora, a gosto adicionar q.b.
Manteiga com sal 2 colheres de sopa
Azeite 1 colher de sopa
Variedade de cogumelos, como o cogumelo ostra, o chanterelle, shiitake e portobello 675 g
Queijo Gruyère ralado 115 g
Pinhões 28 g

Preparação

Ver receita de massa básica.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC (gás, termóstato 6). Estenda a massa e transfira-a para uma forma com 23 cm de diâmetro. Pré-coza a massa durante 15 minutos, tapada com papel de alumínio.

Retire do forno, pique-a com um garfo e pincele-a com um ovo ligeiramente batido. De seguida coza durante mais dez minutos. Coloque-a numa grelha de cozinha e deixe arrefecer.

Leve ao lume, a cozinhar, numa caçarola cheia de água durante 15 minutos, e depois escorra. Quando já estiver suficientemente arrefecida, descasque os dentes de alho e desfaça-os numa tigela com o queijo Ricotta e as natas ácidas e faça uma mistura cremosa. Tempere com sal e pimenta.

Aqueça a manteiga e o azeite numa frigideira e salteie os cogumelos durante dez minutos, até estarem tenros e o líquido ter evaporado. Tempere com sal e pimenta.

Para montar a tarte, espalhe a mistura de Ricotta e alho sobre a base arrefecida. Disponha metade dos cogumelos e depois metade do Gruyère ralado. Repita as camadas de cogumelos e de Gruyère e espalhe pinhões sobre o queijo. Leve ao forno durante 25 minutos, ou até o recheio estar quente e os pinhões dourados.

Conserve o que sobrar no frigorífico, por um período máximo de três dias.

Receita do parceiro

Em destaque