Tarte de cereja com tampa em treliça

Enviada por Booksmile

Ingredientes

  • Receita de massa básica (ver abaixo)
  • Açúcar refinado 140 g
  • Tapioca de cozedura rápida ou farinha de milho 2 Colheres de sopa
  • Limão (raspa e sumo) 1
  • Cerejas doces descaroçadas 680 g

Preparação

Receita de massa básica
Pré-aqueça o forno a 200 ºC (gás, termóstato 6). Misture o açúcar com a tapioca e a raspa e sumo do limão. Verta a mistura por cima das cerejas numa tigela média e agite com suavidade para as cobrir uniformemente. Estenda metade da quantidade da massa (um disco) e forre o fundo de uma forma com 23 cm de diâmetro. Deixe arrefecer no frigorífico enquanto prepara a treliça.
Estenda o segundo disco de massa. Utilizando uma roda de pasteleiro ou uma faca afiada, corte-a em tiras de 2,5 cm. Retire a base do frigorífico e encha-a com a mistura de cerejas. Coloque a tampa de treliça de acordo com as instruções (ver abaixo separador dicas). Coloque a tarte num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, e coza durante 20 minutos.
Verifique a massa e se for necessário cubra as extremidades com folha de alumínio para evitar que fique demasiado tostada. Continue a cozer durante 35 a 40 minutos, até que o recheio de cereja comece a fazer bolhas e a massa esteja dourada.
Coloque-a numa grelha de cozinha e deixe arrefecer durante 1 hora. Sirva tépida ou à temperatura ambiente.
 

Dicas

Tampa em treliça Para fazer uma tampa em treliça simples basta cortar a massa estendida em tiras de 2,5 cm, utilizando um cortador de pastelaria, uma faca afiada ou cortador de piza. Coloque 5 a 7 tiras sobre o recheio, a espaços certos. Faça ¼ de rotação à empada para colocar outras 5 a 7 tiras. Corte os excessos das tiras que pendem das bordas. Dobre a massa da base sobre as bordas e pressione para fechar. Se desejar, pincele com ovo ligeiramente batido para lhe dar um aspeto brilhante.

Comentários