Em destaque

Pirâmides

Há quem tenha aversão às pirâmides por serem feitas com restos de bolos, há quem as aprecie por isso mesmo – porquê comer um só bolo, quando é possível comer os bolos todos num só? Uma receita da chefe de pastelaria Rita Nascimento

Ingredientes

Massa

Bolos sem creme (ex. queques) 400 g
Calda de açúcar 150-200 ml
Cacau 15-25 g
Doce de alperce 50-75 g
Erva doce em pó 1/2 colher de chá
Canela 1/2 colher de chá
Rum (opcional) 1 colher de sopa

Cobertura de chocolate

Chocolate (cortado em pedaços) 145 g
Óleo de Coco 5 g

Preparação

Triture os bolos e junte-lhes os restantes ingredientes (à exceção da cobertura) – a quantidade de calda, cacau e doce de alperce vai depender do tipo de bolos que estivera usar, portanto adicione-os a pouco e pouco. A massa deve ficar com a consistência da plasticina, maleável mas sem pegar.

Molde as pirâmides, fazendo bolas com a massa e afinando um dos lados para formar um cone. Leve ao congelador por cerca de dez minutos.

Cubra as pirâmides com a cobertura de chocolate, sacudindo ligeiramente para retirar o excesso. Coloque-as num prato forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico atéa cobertura solidificar.

Calda de açúcar: colocar 200 ml de água e 200 g de açúcar num tacho, mexer para dissolver o açúcar. Levar a lume médio-alto até ferver, parando de mexer. Assim que ferver está pronta.

Cobertura de chocolate: parta o chocolate em pedacinhos e derreta-o juntamente com o óleo de coco. Vá mexendo ocasionalmente até obter uma mistura lisa, fluída e uniforme.

Esta receita é parte integrante do livro "Uma Pastelaria em Casa" da autoria de Rita Nascimento.

Dicas

Pode, de facto, aproveitar bolos que não tenha comido ou fazê-los de propósito para preparar esta versão caseira das pirâmides.

Em destaque