Em destaque

Pandoro

Um bolo de Natal de origem italiana, que fica ainda mais bonito em forma de estrelas sobrepostas

Ingredientes

Farinha Tipo 65 310 g
Manteiga 40 g
Açúcar 90 g
Fermento fresco de padeiro 25 g
Gemas 3
Ovo Inteiro 1
Limão (raspa da casca) 1
Natas para bater 50 g
Sal Fino 1 colher de chá
Essência de Baunilha 1 colher de chá
Açúcar em pó para polvilhar q.b.

Preparação

Coloque no copo 40 gramas de farinha, 5 gramas de açúcar, o fermento, uma gema e 65ml de água. Programe 2 Min. a 37º na Vel. 3.

Deixe levedar, com o copo tapado num local morno, durante uma a duas horas, até ter duplicado o seu volume.

Adicione 80 gramas de farinha, 15 gramas de manteiga a temperatura ambiente, 45 gramas de açúcar e uma gema. Amasse 2 Min. na função Espiga. Deixe levedar durante mais uma a duas horas, tapado, até voltar a duplicar o volume.

Adicione mais 190 gramas de farinha, 25 gramas de manteiga, 40 gramas de açúcar, uma gema, o ovo inteiro, a baunilha, a raspa da casca de limão e o sal. Amasse 3 Min. na função Espiga, até descolar das paredes do copo. Adicione um pouco de farinha pelo bocal, caso seja necessário.

Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, forme uma bola e coloque-a numa forma para Pandoro previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Tape com um pano e deixe levedar até encher praticamente a forma. Como a temperatura ambiente da minha cozinha é baixa, a mim demorou-me cerca de 8 horas.

Coloque um recipiente com água dentro do forno e ligue-o nos 190º. Coloque o pandoro no forno e, passados 15 minutos, baixe a temperatura para os 160º e deixe cozinhar por mais 20 minutos, aproximadamente. Faça o teste do palito.

Deixe arrefecer durante 5 minutos antes de desenformar.

Sirva polvilhado com açúcar em pó.

Dicas

Como opção, pode cortar o Pandoro em fatias na longitudinal e sobrepô-las, barrando cada camada com creme de chocolate e avelãs ou outro do seu agrado.
Receita do parceiro

Em destaque