Em destaque

Folar de Páscoa

Doce ou salgado, o Folar é presença obrigatória nas mesas tradicionais portuguesas.

Ingredientes

Farinha Extra Fina Nacional 500 g
Fermento de Padeiro 2 g
Sal 7 g
Leite morno 150 ml
Manteiga Sem Sal 50 g
Ovo 1
Mel 1 colher de sopa
Açúcar 65 g
Erva-doce em pó 1/2 g
Canela q.b.
Ovo 1 para decorar

Preparação

Misture 100 g de farinha com o fermento de padeiro e adicione 100ml do leite e mexa até formar uma mistura homogénea. Deixe repousar 10-15 minutos.

Numa taça coloque a restante farinha e faça um buraco no centro. Adicione o preparado anterior no centro da taça e ao redor disponha o açúcar, o sal, a manteiga cortada em pequenos cubos, o restante leite, a canela, a erva-doce e o ovo levemente batido com um garfo. Caso a massa não esteja na consistência desejada, acrescente mais um pouco de leite.

Amasse tudo muito bem até que a massa se descole da taça e de seguida bata-a na mesa de trabalho 15 a 20 vezes, até ficar com uma consistência fofa e elástica.

Polvilhe outra taça com farinha, coloque a massa no interior, tapando com um pano e deixe repousar num local quente (mais de 20ºC) até duplicar de tamanho.

Retire um pouco de massa para decoração e com o restante forme o folar. Coloque no centro do folar um ovo cozido e com as tiras de massa que reservou decore por cima do ovo.

Disponha na forma de cruz.

Coloque o folar num tabuleiro previamente untado, tape com um pano e deixe levedar cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º-200ºC, pincele o folar com ovo e água e deixe cozer cerca de 20 a 30 minutos. Se verificar que a cozedura está a ser muito rápida, deve cobrir com papel de alumínio.

Veja aqui mais receitas da Nacional.

Dicas

O ovo de decoração deve ser previamente cozido com casca de cebola para ficar com um tom dourado.
Receita do parceiro

Em destaque