Em destaque

Bolo de dois chocolates

Ideal para aniversários, batizados, reuniões de família ou simplesmente porque sim. Um bolo que leva cacau e café no interior e chocolate branco na cobertura

Ingredientes

Bolo

Farinha de trigo, sem fermento 1 chávena
Fermento em pó 1/2 colher de chá
Bicarbonato de sódio 1 colher de chá
Cacau em pó, sem açúcar 6 colheres de sopa
Açúcar amarelo 3/4 chávena
Azeite 1/2 chávena
Café quente (juntar 1 colher de chá de café com ¼ chávena de água quente) 1/4 chávena
Leite 1/4 chávena
Iogurte grego (batido) 1/4 chávena
Essência de baunilha 1 colher de chá

Cobertura

Queijo creme, amolecido 200 g
Manteiga sem sal, amolecida 50 g
Chocolate branco, derretido e ligeiramente arrefecido 200 g
Essência de baunilha 1 colher de chá
Açúcar em pó 250 g

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170°C. Untar ligeiramente uma forma redonda de 23 centímetros e polvilhar com cacau em pó.

Numa tigela grande, misturar a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento, o cacau em pó e o açúcar. Juntar todos os ingredientes líquidos numa outra taça e misturar. Adicionar aos ingredientes secos. Misturar apenas até obter uma massa livre de grumos.

Despejar a massa na forma preparada, espalhando-a uniformemente. Cozer no forno pré-aquecido durante aproximadamente 20 minutos. Inserir um palito no meio do bolo. O bolo estará pronto se o palito sair limpo ou apenas com algumas migalhas húmidas. Deixar o bolo arrefecer na forma durante 10 minutos. Depois, passar uma faca afiada em torno da lateral da forma e retirar o bolo cuidadosamente. Deixar arrefecer completamente em cima de uma rede.

Para preparar a cobertura, bater o queijo creme e a manteiga numa tigela grande, com a batedeira em velocidade média, até ficar bem misturado. Adicionar o chocolate derretido e a essência de baunilha e misturar bem. Juntar o açúcar aos poucos, batendo entre cada adição até formar um creme leve.

Eu guardei a mistura para a cobertura no frigorífico, pois não a ia utilizar de imediato e estava um dia quente. Neste caso, têm duas opções, ou voltar a bater com a batedeira até ficar novamente um creme brilhante ou usar como está (fica mais parecida com uma pasta e eu achei que dava um ar engraçado ao bolo).

Receita do parceiro

Em destaque