Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!

Conheça os benefícios da maçã

Fruto muitas vezes referido em programas de emagrecimento, pelo seu valor calórico, apenas 57Kcal por 100g*, mas também devido às características nutricionais que apresenta, nomeadamente, o teor de fibra, que desempenha um papel importante ao nível intestinal, ao acelerar os movimentos peristálticos permitindo a sua regulação.

Devido à sua riqueza quercetina, composto fenólico (fitoquimico**), é um alimento preventivo do cancro do cólon.

São inúmeros os benefícios conhecidos e descritos cientificamente, associados ao consumo deste fruto.

Excelente fruto para controlar a Hipertensão Arterial, devido à presença de potássio.

A pectina (fibra solúvel) presente na casca deste fruto, permite a redução da absorção de gordura e colesterol e, também de açúcares, possibilitando a prevenção da aterosclerose e de diabetes.

Contudo, é frequente verificar-se, que a ingesta deste fruto nos intervalos das refeições principais pode acelerar a sensação de fome. Tal facto pode acontecer e, é importante que o indivíduo conheça as melhores opções, para o seu caso, de forma a, evitar-se o consumo deste fruto sozinho, pois apesar de apresentar um índice glicémico baixo (inferior a 35), a baixa concentração de proteína, não permite assegurar uma digestão gástrica que beneficia a entrada a conta-gotas (saciedade) no intestino, para aqui sim, sofrer a sua digestão.

Logo, ao optar por juntar uma tosta integral ou iogurte magro garante uma saciedade mais prolongada.

Conheça este e outros truques para ficar EM FORMA

Ana Filipa Baião
Nutricionista Clínicas Em Forma

*Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses
** Fitoquímicos, substância não nutritiva que se encontra nos vegetais e alguns frutos, que desempenha ação positiva na saúde, nomeadamente no combate à degeneração celular, carcinogénese.

Comentários