Ingredientes 
- 2,5 a 3 chávenas de Caldo de Legumes
- 2 colheres de chá de Açafrão
- 1 chávena de Arroz Integral (demolhado de um dia para o outro)
- 1 Cebola média, cortada em finas meias luas
- 2 dentes de Alho, picados
- 200 a 300 gramas de Cogumelos frescos, fatiados
- Duas mãos cheias de Ervilhas
- 1/2 Pimento Vermelho, cortado em tiras finas
- 1/2 Pimento Amarelo, cortado em tiras finas
- 1/2 Pimento Verde, cortado em tiras finas
- 3 Tomates maduros, cortados em gomos
- Uma mão cheia de flores de Bróculos
- Um fio de Azeite Extra Virgem
- Pimenta moída na hora, a gosto

Preparação
Fazer o caldo de legumes com antecedência. Juntar o açafrão ao caldo e mexer bem. Reservar.
Cozer a vapor as ervilhas e os bróculos. Reservar.
Numa frigideira rasa e grande (paella/paellera), juntar a cebola e o alho e regar com um fio de azeite. Levar ao lume médio e saltear ligeiramente. Entretanto, juntar as três variedades de pimento e o tomate e deixar fritar até o pimento ficar macio.
Juntar os cogumelos e deixar cozinhar uns minutos.
Juntar o arroz e as ervilhas e mexer. Deitar parte do caldo de legumes e deixar cozer em lume brando. Acrescentar caldo à medida que o arroz for absorvendo a água.
Quando o arroz estiver quase pronto (5 a 8 minutos antes), juntar os bróculos. Temperar com pimenta moída na hora, a gosto. Deixar fritar um bocadinho o arroz por baixo.

Dicas e curiosidades:
Arroz Integral. Não tem glúten e faz-nos sentir saciados por mais tempo. É de fácil digestão porque contém fibra, combatendo as disfunções digestivas e regula o funcionamento intestinal. É rico em vitaminas do complexo B e em minerais. É ainda abundante em selénio, um nutriente essencial para o correcto funcionamento do corpo, que promove o bom funcionamento do metabolismo. Sendo o selénio um antioxidante natural, o nosso sistema imunitário é muito beneficiado pelo consumo deste cereal. 
Açafrão. Esta planta é tradicionalmente utilizada pelas milenares medicinas Ayurvédica e Chinesa, devido às suas acções antidispéptica (atenua dor e sensação desagradável relacionada com a função digestiva), carminativa (atenua o desenvolvimento de gases intestinais), colerética (aumenta a secreção de bílis), espasmolítica (inibe os espasmos musculares) e hepatoprotectora.
Cogumelos. Além do seu elevado valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente à da carne e acima de alguns vegetais e frutas, são ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura e carboidratos. Os cogumelos estimulam o sistema imunitário e têm-se mostrado importantes aliados no tratamento complementar de inúmeras doenças.
Ervilhas. Fornecem energia e juventude graças à sua riqueza em fibra, hidratos e proteínas. As ervilhas contêm uma quantidade significativa de vitaminas do grupo B, imprescindíveis para libertar a energia dos alimentos. Promovem um coração saudável e forte e mais defesas contra certos tipos de cancro, como o do estômago. Regulam o trânsito intestinal. Ajudam na formação de células novas. Promovem mais vitalidade, maior acuidade visual, uma pele mais firme, bem como um cabelo mais saudável e brilhante.
Bróculos. São um poderoso antioxidante e ricos em proteína magra. Fortalecem o sistema imunitário, devido à grande quantidade de betacaroteno, zinco e selénio. Ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, devido ao seu elevado teor de fibra. Ajudam ainda a manter os ossos saudáveis, devido às grandes quantidades de cálcio e vitamina K.

Por Ana Filipa Range
E-mail acozinhaverde@gmail.com
Telefone 911900522