Guacamole e os benefícios do consumo de abacate

Uma receita deliciosa de A Cozinha Verde
O abacate, tendo um sabor neutro, é um fruto bastante versátil, e basta juntar-lhe alguns ingredientes "mágicos" para preparar bebidas, pratos, sobremesas e molhos deliciosos.



O abacate é um fruto rico em ácidos gordos essenciais e proteínas, fonte de vitamina A, B1, B2, B3, B5, C, E e K, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio.



O abacate é um fruto altamente nutritivo, rico em calorias provenientes maioritariamente da gordura que contém. Grande parte desta gordura é monoinsaturada, o que contribui para reduzir os níveis de colesterol no sangue.



O consumo de abacate ajuda ainda no processo de emagrecimento, devido ao seu alto teor de fibras, que promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do trânsito intestinal.



Origem de Guacamole



O guacamole é uma iguaria típica da cozinha mexicana, servida com uma grande variedade de pratos.



Basicamente, trata-se de um puré de abacate, bem temperado, que funciona como complemento de uma salada, de tacos e burritos ou de sandes. Faço-o geralmente para acompanhar os meus hambúrgueres vegetais, ou para servir como entrada, com tostas ou vegetais crus.



O sucesso (ou insucesso) do guacamole depende da qualidade e frescura dos ingredientes utilizados, e principalmente, do abacate, o seu ingrediente principal. Para além disso, o abacate tem de estar bem maduro, caso contrário não conseguirá reduzi-lo a puré, e ficará com um sabor amargo. Certifique-se por isso que o abacate está maduro antes de começar a fazer esta receita.



Guacamole (vegan, sem glúten)



Ingredientes



1 Abacate maduro

3 colheres de sopa de Cebola Roxa, picada

1 dente de Alho, picado

1 tomate pequeno (sem sementes), cortado em pequenos pedaços

4 colheres de sopa de sumo de Limão, espremido na hora

Coentros frescos, picados

Malagueta fresca, picada

Sal marinho com ervas aromáticas

Comentários