Delícia de maçã e frutos secos

Uma receita indicada para intolerantes à lactose e portadores de doença celíaca

Os ingredientes selecionados tornam esta receita, concebida pela nutricionista Patrícia Trindade e inspirada no strudel tradicional, indicada para intolerantes à lactose e portadores de doença celíaca.

Não foi necessário adicionar açúcar a esta especialidade gastronómica, dado o sabor naturalmente adocicado das tâmaras, dos alperces secos e da canela. A maçã tem um valor energético reduzido e éuma boa fonte de fibra.

Este fruto ajuda a regular o trânsito intestinal e a controlar o apetite. Os frutos oleaginosos (nozes e amêndoas) contêm valores relevantes de proteína, gordura de boa qualidade monoinsaturada e polinsaturada), fibra e micronutrientes. Em pequenas quantidades, estes ajudam a controlar o apetite. As massas folhada e quebrada, à base de farinhas refinadas, açúcares e margarinas, ricas em gorduras trans, foram substituídas pela folha de arroz, isenta deste tipo de gordura nociva para a saúde.

Ingredientes
(para 5 pessoas)


4 folhas de arroz
3 maçãs
25 g de tâmaras
25 g de alperces desidratados
10 g de amêndoas
10 g de nozes
1 limão
canela em pó
1 folha de papel vegetal
ovo para pincelar

Preparação

1. Lave as maçãs com água abundante. Descasque-as, retire-lhes o caroço e corte-as em pedaços pequenos. Reserve num recipiente.

2. Coloque as tâmaras, os alperces, as amêndoas e as nozes numa trituradora e reduza-as a pó. Junte esta mistura à maçã.

3. Adicione o sumo e a raspa do limão e uma colher (de sobremesa) de canela em pó. Envolva os ingredientes e deixe repousar. Pré-aqueça o forno a 180º C.

4. Encha com água quente um recipiente de largura superior à dimensão das folhas de arroz e mergulhe-as, individualmente, para amolecerem. Escorra-as e retire o excesso de água com o auxílio de um pano.

5. Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Disponha as folhas de arroz e recheie com a mistura de frutos preparada. Pincele com ovo batido.

6. Coloque no forno e deixe cozinhar durante aproximadamente 20 minutos. Polvilhe com canela e sirva.


Valor nutricional por fatia:

- 124,4 kcal
- 3 g gordura
- 23,5 g hidratos de carbono
- 1,5 g proteínas


Foto: Artur

artigo do parceiro:

Comentários