Tradicionais do Médio Oriente, os Falafel são bolinhos fritos de grão de bico com especiarias e ervas aromáticas. Nestes países, são vendidos por todas as ruas da cidade. São normalmente servidos com pão pita ou com molho de tahini.
Existem inúmeras variações desta receita, embora a base seja sempre a mesma: o grão.
O grão de bico é uma das minhas leguminosas favoritas. É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso corpo como fonte de energia. É pobre em gorduras e está isento de colesterol.
 Contém ainda elevadas quantidades de ácido fólico. Cada 100 gramas do grão, contém 6 gramas de fibras, na sua grande maioria solúveis, ajudando de forma eficaz o nosso corpo a eliminar açúcares, gorduras e mau colesterol. 
Vários estudos referem também a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares. Contém ainda níveis elevados de cálcio, ferro e magnésio.
Nesta receita, levei os bolinhos de Falafel ao forno, em vez de os fritar. Esta é uma adaptação natural, sendo que raramente frito alguma coisa. Além disso, tornei-os gluten-free e oil-free, o que os torna uma refeição super saudável e nutritiva. 
Usei pão ralado de milho (sem glúten) da loja Gluten-Free Living, em substituição do pão ralado normal.
Ingredientes para a receita Bolinhos de Falafel no forno (9 a 10 bolinhos):
- 2+1/4 cup/chávena de Grão de Bico cozido (cerca de 400 gramas)
- 3 dentes de Alho grandes
- 1 Cebola pequena, picada grosseiramente
- 3 colheres de sopa de sumo de Limão, espremido na hora
- 1/4 cup/chávena de Salsa fresca
- 1/4 cup/chávena de Coentros frescos
- 1/4 cup/chávena de Sementes de Linhaça moídas (*ver nota no final)
- 1/4 cup/chávena de Pão Ralado de Milho (sem glúten)
- 1/2 colher de chá de Cominhos em pó
- Sal fino marinho com ervas aromáticas, a gosto
- Pimenta moída na hora, a gosto

Preparação
Num processador de alimentos/picadora, deitar os três dentes de alho e picá-los.
Juntar dois cups/chávenas de grão de bico cozido e processar durante alguns segundos, para picar.
Juntar a cebola, o sumo de limão e as ervas aromáticas. Processar até todos os ingredientes estarem bem combinados, com cuidado para não triturar demasiado (o objetivo é que a massa fique com uma textura rica, e não em papa).
Transferir a mistura para uma tigela grande. Adicionar as sementes de linhaça moídas, o pão ralado de milho, os cominhos, 1/4 cup/chávena de grão de bico cozido, sal fino marinho com ervas aromáticas e pimenta a gosto. Envolver tudo muito bem com as mãos.
Moldar com as mãos entre 9 a 11 bolinhos de Falafel, achatando-os ligeiramente.
Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Levar os bolinhos ao forno pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos (deve virá-los a meio do tempo).
Sugestão: Servir como lanche, entrada ou refeição principal, acompanhados com Guacamole
*Nota: Para moer as sementes de linhaça, basta triturá-las num processador de alimentos, até ficarem bem moídas. Geralmente, compro as sementes de linhaça e trituro-as, conservando-as num frasco de vidro esterilizado. Se preferir, pode comprar as sementes já moídas, disponíveis à venda em hipermercados e lojas de produtos naturais. 
Por Filipa Range
E-mail: acozinhaverde@gmail.com
Telefone: 911900522