Bebida quente de chocolate com frutos exóticos

Uma proposta reconfortante rica em antioxidantes que reforça as defesas do organismo

Nos dias de maior frio, sabe bem uma bebida quente, como esta, que é parecida com o habitual chocolate quente mas que é mais nutritiva e faz muito melhor à saúde.

Através dos ingredientes utilizados nesta receita da nutricionista Patrícia Trindade é possível obter um sabor irresistível e uma textura aveludada, permitindo que uma menor quantidade da bebida (60 ml) seja suficiente para satisfazer os paladares mais exigentes.

Uma dose do nosso chocolate quente tem 238,4 kcal, 8 g de proteínas, 5,4 g de gordura e 38,9 g de hidratos de carbono do que a receita original. O chocolate de leite tradicionalmente utilizado na confeção desta bebida e com elevado teor de açúcar, foi substituído por chocolate com elevado teor de cacau.

Quanto maior o teor em cacau, maior a riqueza nutricional do chocolate. Prefira um cujos primeiros ingredientes sejam a manteiga de cacau e o cacau em pó. O açúcar deve constar no final da lista de ingredientes. O açúcar foi substituído por açúcar do coco que, por ser menos processado, é nutricionalmente mais rico e tem um menor índice glicémico, tornando-o mais saciante.

As amoras brancas e as bagas de goji usadas nesta receita são ricas em antioxidantes e conferem um sabor doce, permitindo usar um chocolate com um teor de cacau mais elevado (mais amargo). O leite de coco fortalece o sistema imunitário e é uma excelente alternativa ao leite condensado e às natas. O tempo de preparação desta receita é de 15 minutos.

Ingredientes
(4 pessoas)

100 g de chocolate em tablete (85% de cacau)
100 ml de leite de coco
60 ml de água
1 colher (de sobremesa) de coco ralado
1 colher (de sobremesa) de bagas de goji
1 colher (de sobremesa) de amoras brancas

Comentários