Vinhos Mont'Alegre viajam até setembro a bordo do Navio Escola Sagres

Os vinhos Mont'Alegre, que se preparam para ter a vinha a maior altitude em Portugal, fazem parte dos produtos a bordo do Navio Escola Sagres. Até Setembro, a histórica embarcação passará por cidades da América do Sul, África e Europa. O objetivo é promover os produtos do norte interior de Portugal.

“Estas iniciativas são fundamentais para os produtos portugueses. É uma grande oportunidade para dar a conhecer os nossos vinhos pelo mundo fora. Sendo uma marca recente, é um prestígio para nós termos sido selecionados para representarmos a região de Trás-os-Montes e acreditamos ser também uma oportunidade a nível comercial”, refere o produtor, Francisco Gonçalves.

Com o sonho de regressar às origens e voltar a colocar Trás-os-Montes no mapa dos grandes vinhos portugueses, surge a marca Mont'Alegre do enólogo Francisco Gonçalves. Produzido em altitudes acima dos 650 metros e envelhecido na vila de Montalegre, este vinho propõe uma nova abordagem às colheitas da região de Trás-os-Montes. Todos os vinhos Mont'Alegre são produzidos a partir de castas autóctones locais, oriundas de vinhas plantadas em solos de predominância granítica.

Vinhos Mont'Alegre viajam até setembro a bordo do Navio Escola Sagres
créditos: Mont´Alegre

Até agora as uvas utilizadas para a produção dos vinhos são selecionadas e compradas a produtores da região. O estágio é feito em pleno planalto de Barroso, em Montalegre, região de elevada altitude, com menor pressão atmosférica e concentrações de oxigénio mais baixas, a par de um clima ameno e com menos picos de temperatura.

De acordo com o produtor estas condições favorecem a evolução controlada das características aromáticas e gustativas, dotando os vinhos de frescura, equilíbrio e elegância.

Neste momento, Francisco Gonçalves já adquiriu um terreno e prepara-se para plantar a sua primeira vinha, que será a mais alta de Portugal (1048 metros). Com dois hectares, esta será a primeira vinha de sempre de Montalegre.

Os vinhos Mont'Alegre já estão presentes em países como Suíça, Bélgica e Alemanha e, em breve, na China e nos Estados Unidos.

A viagem do navio escola Sagres com produtos durienses e transmontanos é uma ação conjunta da AETUR com o Navio Escola Sagres, da Associação Brasileira de Operadores Turísticos (BRASTOA), da Casa de Portugal em São Paulo e da Unidade de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação.

artigo do parceiro:

Comentários