Vinho alentejano Azamor traz medalha de ouro de concurso no Reino Unido

O Azamor Tinto 2014 foi o único vinho alentejano a receber medalha de ouro nos Sommelier Wine Awards, um influente concurso no Reino Unido que premeia os melhores vinhos disponíveis no setor da hotelaria e restauração.
créditos: Azamor

“Esta é uma notícia que orgulha a casa, uma adega boutique no Alentejo, mas também a própria região. Isto porque, nos Sommelier Wine Awards são eleitos os melhores vinhos disponíveis no setor onde se incluem hotéis, restaurantes e bares/pubs. A classificação é rigorosa e tem em conta critérios como versatilidade do vinho, autenticidade, potencial gastronómico e, mais importante, relação qualidade-preço, a única informação que o júri tem no momento da prova cega”, informa o produtor em comunicado enviado à imprensa.

Na base do Azamor Tinto 2014 (preço de venda de 9,90 euros) está um blend de castas tradicionalmente portuguesas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Trincadeira) e castas internacionais (Syrah, Merlot, Alicante Bouschet e Petit Verdot). O resultado é uma harmonia perfeita entre nariz e boca: à explosão aromática de fruta madura juntam-se as notas de especiarias, conferindo-lhe complexidade, elegância e um final suave.

Vinho alentejano Azamor traz medalha de ouro de concurso no Reino Unido

No concurso internacional este vinho passou no teste e conquistou o júri, recebendo a classificação mais alta do concurso. De acordo com a nota de prova oficial, este vinho é “merecedor da medalha de ouro, uma decisão que o júri considerou fácil.” Entre os vários profissionais do setor que provaram e avaliaram o vinho, destaque para reconhecidos sommeliers como Gabriele Galuppo, do restaurante Theo Randall (Hotel InterContinental London Park Lane) ou James Fryer, do restaurante Portland.

O produtor traz ainda para Portugal uma medalha de prata, atribuída ao Azamor Selected White 2015. Este vinho, o único branco da casa, é produzido a partir de uma seleção cuidada das castas de Antão Vaz e Arinto, apresentando um perfil altamente gastronómico e bastante equilibrado nos aromas a fruta delicada e paladar mineral.

artigo do parceiro:

Comentários