O verão não pede apenas à mesa vinhos descontraídos, frescos e frutados, bons para acompanhar um bom peixe grelhado, um marisco cozido no ponto. Com estes petiscos estivais casam bem saladas ricas e criativas. Com estas, um bom fio de azeite extra virgem.

Oliveira Ramos Extra Virgem

Ou seja, com carácter, sentindo-o presente no prato, sem desengonçar a harmonia de sabores e alimentos.

Para celebrar estes momentos com sabor a verão, o produtor João Portugal Ramos propõe-nos o Azeite Oliveira Ramos Extra Virgem 2016. Um blend produzido a partir de azeitonas Cobrançosa e Picual que se apresenta com um carácter complexo, fresco, harmonioso. Para testar isto mesmo faça uma pequena prova doméstica. Não se limite a verter o azeite na salada, prove-o e cheire-o. O desafio é encontrar as notas de prova que o produtor sublinha em comunicado: um azeite “bastante frutado de azeitonas, fundamentalmente verdes, com notas marcadas de verde folha de oliveira, erva e casca de banana verde, e notas suaves de maçã, ligeiramente amargo e picante, com um final acentuado de frutos e alguma persistência na boca”.

Ainda de acordo com o produtor, “para obter este sabor, a azeitona, assim que entra no lagar, é laborada por métodos tradicionais, com extração a frio. Com um rendimento baixo mas uma alta qualidade, consegue-se obter um azeite com um perfil”.

Este Azeite Oliveira Ramos Extra Virgem 2016P chega ao consumidor com o preço aconselhado de 8,99 euros.