Uma aletria com chocolate para este Natal

A Milaneza sugere para este Natal a redescoberta de um dos doces mais tradicionais da época, a Aletria. Acrescenta-lhe algumas inovações, uma delas o chocolate.

A Milaneza, empresa produtora de massas alimenticias, propõe para a mesa deste Natal alguns dos doces mais emblemáticos da quadra tendo por base a Aletria.

Entre as diversas propostas no site da marca encontramos a aletria com chocolate, a aletria doce ou as taças de aletria.

Um convocar de memórias em torno de uma massa cujo termo deriva do árabe – al itriyaa -, que correspondem às palavras al (os) e tria (fios). Os historiadores da alimentação crêem que este foi o primeiro tipo de massa feita com trigo duro conhecido na história da cozinha árabe ou mediterrânica, facto comprovado por documentos antigos.

O Livro de cozinha da Infanta D. Maria de Portugal, primeiro receituário escrito conhecido em Portugal, fala de “Ovos de laços”, numa receita de fios de ovos onde diz que depois de bem batidas as gemas, “se deitem por uma albarrada de bico, em voltas como aletria”.

São muito diversos os modos de preparação da aletria, sendo geralmente cozinhada em água com açúcar e raspa de limão e, após ganhar consistência e arrefecer, cortada em pedaços.

A Milaneza é uma marca do Grupo Cerealis empresa que actua no setor das massas alimentícias, farinhas para usos culinários, cereais, bolachas, farinhas industriais e soluções refrigeradas e congeladas.

artigo do parceiro:

Comentários