Tem uma receita com romã? Partilhe-a com a Marta no Intrusa na Cozinha

Prosseguindo na sua iniciativa de destacar e valorizar os alimentos que nos ligam diretamente à natureza, a Marta Dionísio, do blogue "Intrusa na Cozinha", deixa este mês de outubro um desafio: o de partilharem as melhores receitas com romã. Saiba como fazê-lo nesta peça.

"Outubro é abundante em frutos e vegetais. Temos as abóboras, as romãs, as uvas, as castanhas, os frutos secos, os dióspiros, as acelgas, os agriões, a beterraba, as couves, os espinafres… tantos e tão bons!", recorda-nos Marta Dionísio, do blogue "Intrusa na Cozinha" que, após, ponderar sobre todos estes alimentos decidiu destacar este mês a magnífica romã.

Um merecido destaque a este fruto da romãzeira (Punica granatum), exótico, com muitas propriedades benéficas para o organismo, vulgar no Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente onde é tomado como aperitivo, sobremesa ou em bebida alcoólica.

Tem uma receita com romã? Partilhe-a com a Marta no Intrusa na Cozinha

Marta detém-se nas características do fruto: "a romã tem uma casca dura e lembra uma laranja de cor vermelho-dourada, com muitas sementes. Cada semente está imersa em uma polpa vermelha de sabor agradável e refrescante. É na polpa, formada por sementes em forma de cápsulas translúcidas que se encontram a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos gordos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e evitando, assim, os temidos enfartes e derrames".

Para se juntar à Marta Dionísio neste homenagem em jeito gastronómico à romã, basta deixar o link da receita proposta nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês no blogue Intrusa na Cozinha. Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email à Marta Dionísio com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos. Pode, ainda, identificar a receita com a hashtag #martaingredientofthemonth.

artigo do parceiro:

Comentários