No seu mais recente título (publicado em Portugal com a chancela Porto Editora), o chefe inglês propõe 110 receitas com alguns denominadores comuns: Integram refeições preparadas em 15 minutos, têm em média 580 calorias por porção e um custo médio de 4,80 euros o que, diz Jamie Oliver, “na maior parte dos casos é muito mais barato do que um take away, uma refeição pré-cozinhada ou um fast food”.

Contas feitas, são 288 páginas de um livro que resulta de um ano de metódico trabalho de Jamie Oliver, em parceria com uma nutricionista Laura Parr. De acordo com o próprio, “este livro vai ao encontro do que os leitores me têm pedido - refeições ultrarrápidas, saborosas e nutritivas para o dia-a-dia”.

Jamie Foi buscar inspiração à cozinha dos quatro cantos do mundo, assente em propostas clássicas de frango, carne, massa, sopas, comida vegetariana. “Apoiei-me na colorida comida asiática vendida na rua e nos flamantes sabores da comida marroquina; dando importância às saladas e tantos outros acompanhamentos”, sublinha o mediático chefe.

As refeições apresentadas neste “Em 15 Minutos” são “metódicas, criativas, informais e divertidas”, conta Jamie na abertura do livro. Todas as propostas foram submetidas a um rigoroso teste. Jamie Oliver chegou mesmo a repetir 30 vezes algumas receitas. Isto para garantir a máxima do livro “refeições completas em 15 minutos”.

A obra apresenta, ainda, conselhos sobre organização da cozinha e da despensa.

O livro chega aos escaparates com o preço aproximado de 25,00 euros.