Apesar dos seus 130 anos, a Quaker só chegou este ano ao mercado português. Ainda virá a tempo de conquistar uma refeição tão importante como o pequeno-almoço? Nós acreditamos que sim, até porque uma boa taça de cereais pode-se comer em qualquer altura do dia. E não é preciso juntar só com leite, como provam as receitas que Kiko Martins, o autor de “Comer o Mundo” e mentor dos restaurantes O Talho e A Cevicheria.

Para o chefe de cozinha, este é “um produto super interessante, altamente versátil, não só para a parte doce como para a parte salgada”. Em pouco tempo, Kiko e a sua equipa mostram como é fácil e rápido preparar, por exemplo, um Iogurte Grego com Frutos Exóticos e Cruesli de Fruta, que pode ser facilitado se tiver já preparada, num frasco hermeticamente fechado, a mistura de farinha e açúcar para o bolo da caneca. Os miúdos adoram. Outra receita experimentada foi a Salada de Salmão Fumado com Ovo Escalfado e Cruesli de Frutos Secos, em que aprendemos como fazer ovo escalfado no micro-ondas e nos surpreendemos com a harmonização dos sabores. Por fim, um Cevadotto de Cruesli de Chocolate abre as portas a outras adaptações de “risotto”: nesta receita é utilizada cevada, mas podemos usar bulgur ou quinoa, por exemplo. São três opções de demonstram bem essa versatilidade dos cereais, que tanto servem de petisco como de salada ou de sobremesa. “quando comemos, adoramos texturas”, adianta Kiko Martins, que aconselha a comer com “olhos fechados, ouvidos fechados” par saborear melhor.

Nas variedades Cruesli Chocolate (granola com finas peças de chocolate produzido de forma responsável); Cruesli Frutos Secos (nozes do Brasil, avelãs, amêndoas e nozes pecãs torradas) e Cruesli Fruta (coco, banana, papaia, passas, ananás e maçã), estes cereais estão prontos a ser misturados com leite, iogurte ou frutas.