Portugal vai ver apenas 500 garrafas deste vinho “Único”

Este é um vinho duriense com um lançamento ultralimitado, apenas 500 garrafas entram no mercado nacional. “Único” é o novo vinho branco de Rita Marques, enóloga e rosto dos Vinhos Conceito.

Os Vinhos Conceito são fruto do trabalho de uma empresa familiar sediada em Cedovim, no concelho de Foz Côa, em pleno coração do Douro Superior. Neste início de 2017 este produtor lança no mercado uma nova referência, o “Único”, um branco de 2015. Para esta primeira edição foram apenas produzidas duas mil garrafas, das quais 500 serão disponibilizadas ao mercado nacional. De acordo com o produtor, “a exclusividade deste vinho justifica-se pela qualidade superior das uvas utilizadas, especialmente selecionadas de uma única parcela de vinha”.

O resultado é um vinho “topo de gama” que, como define a casa Conceito, apresenta “um perfil elegante e sofisticado, surpreende ao primeiro contacto pela explosão aromática, com notas de citrinos e maçã verde. Segue-se uma envolvente complexidade conferida pela madeira que, apesar de discreta, lhe empresta uma impressionante estrutura e profundidade”.

Mark Squires, provador oficial da publicação Robert Parker – Wine Advocate, coloca-o no TOP 3 dos melhores vinhos de mesa lançados recentemente em Portugal, afirmando que “é qualquer coisa de diferente deste super produtor”, revelando-se “mais e redondo e rico”. Características que tornam este branco pouco comum, antecipando longevidade e potencial de evolução em garrafa. O vinho chega ao consumidor com um preço de 60,00 euros a garrafa.

A versão “Único” tinto chegará no final do ano.

Portugal vai ver apenas 500 garrafas deste vinho “Único”

artigo do parceiro:

Comentários