Elina Fuhrman, jornalista de viagens da CNN, é considerada a guru das sopas nos Estados Unidos. Em 2009 a vida desta norte-americana sofre um revés, é-lhe diagnosticado cancro da mama. Apostada em vencer a doença, esta mãe de duas filhas, enceta um caminho novo na alimentação.

Recorrendo aos seus contactos no mundo da gastronomia, frequentando cursos, revendo apontamentos e memórias de viagens, a repórter lançou-se na criação de sopas. Pratos com dois objetivos, ajudar na recuperação e, simultaneamente, trazer a Elina o conforto que precisava. A jornalista venceu a doença e ganhou fama mundial. Hoje é vista como a inventora da desintoxicação com sopas, opondo-se à ideia da desintoxicação com sumos “com frutas cheias de açúcar que se misturam com as verduras. Quando se acaba tudo o que se quer é um cheeseburger suculento”, diz-nos a autora.

“Sopas & Descanso”, uma edição da Lua de Papel, nasce desta dieta saudável da autora. O plano detox que Elina aplicou na sua dieta verteu para livro, neste caso adaptado a diferentes leitores e com necessidades diversas.

Nas perto de 300 páginas do presente título vamos encontrar planos para cinco, três ou mesmo um dia. Para além do programa completo e das dicas para fazer sopas, o leitor encontra dezenas de receitas entre caldos, cremes e sopas frias. Propostas para todos os momentos do dia o que inclui sopas para o pequeno-almoço, para além dos óbvios almoços e jantares.

Portugal também já lê o livro da guru mundial das sopas

Na obra, a autora apresenta ementas ao dia e para as diferentes estações do ano. Para o inverno, Elina aconselha alimentos quentes e robustos para manter os níveis de energia e um sistema imunitário forte.

Encontramos no presente título 50 receitas onde Elina lança mãos da imaginação na hora de apadrinhas sopas, cremes e caldos. Alguns exemplos? “É um Ver se te Ervilhas”, “É de Partir o Coco”, “És a Minha Favarita”, “Miso Impossível”, “Admirável Melancia Nova”, “Vou Mandar-te às Urtigas”. Pela amostra mão é difícil perceber qual o ingrediente principal de cada um destes pratos.

Um regime alimentar onde os caldos quentes surgem como reforço energético entre refeições. Este é um plano que não conta calorias. Diz-nos Elina: “não vai sentir fome, frio ou falta do que quer que seja. Fomos submetidos a lavagens cerebrais para nos preocuparmos com cada pedaço de comida que levamos à boca, mas esqueceram-se de nos dizer que o importante é contar nutrientes”.

“Quando completei a minha primeira desintoxicação com sopas, senti-me melhor do que nunca. Pela primeira vez não estava stressada, tinha a barriga e a mente tranquilas, ia à casa de banho com regularidade e já perdera dois quilos e meio”, confidencia-nos a autora na introdução ao seu livro.

Mãe de Madeleine de 12 anos e de Isabelle de 18 anos, Elina foi durante anos repórter de viagens da CNN e colaborou com numerosas publicações como o New York Times, a Condé Nast Traveller e a InStyle. Trabalhou ainda como relações públicas em diversas multinacionais.

O livro chega aos escaparates com o preço de 19,80 euros. A versão E-Book fica nos 13,90 euros.

Portugal também já lê o livro da guru mundial das sopas