Porto - Um novo guia de gastronomia e vinhos para verdadeiros apaixonados

O “Guia de Gastronomia e Vinhos da Cidade do Porto para Apreciadores”, da autoria de Paulo Russell-Pinto e Sérgio Jacques, apresenta-se como uma obra que quer levar o visitante a apaixonar-se pela Invicta. Um livro que nos propõe jantar em restaurantes com excelentes serviços de vinhos, petiscar no centro histórico, beber um vinho a copo na baixa da cidade.

Uma visita guiada pela cidade por quem conhece e ama o Porto é o mote principal deste guia (uma edição Esencia del Lugar) que procura uma visão inovadora na forma como encara a cidade, destacando  um conjunto de ótimos locais para apreciar a comida e os vinhos.

Paulo Russell-Pinto considera que o “Porto está fervilhante e coisas novas e novos sabores surgem todos os dias. Muitos jovens chefes e alguns consagrados não deixam de nos apresentar novidades, sendo o denominador comum da cidade (e provavelmente de todo o país) a integração de matéria-prima local em novas técnicas de cozinha.”

“A segunda maior cidade de Portugal, embora seja uma cidade de dimensão média no contexto europeu, é muito cosmopolita no que toca à oferta de restaurantes. A partir de 2001, o Porto sofreu um forte e muito positivo renascimento, muito impulsionado pelo crescimento de procura turística, e hoje é possível almoçar, jantar e beber em locais modernos, na moda e diferentes, onde era impensável alguém divertir-se há dez anos. “ afirma o mesmo autor.

Por seu lado Sérgio Jacques salienta o cunho de visita personalizada que este guia propõe, explicando que “Quando estamos a poucos dias num destino não podemos falhar, temos que tomar as opções certas. E é isto que este guia pretende ser para quem valoriza comer e beber como parte da sua experiência da viagem e da vida. São sugestões e informações que pretendem conduzir o turista e leva-lo a apaixonar-se pelo Porto”.

Paulo Russell-Pinto, trabalha na área da comunicação do vinho do Porto, tem o Advanced Certificate em vinhos do WSET em Londres, e é crítico gastronómico na globalnews.pt e na revista Comer.

Sérgio Jacques, fotógrafo independente, autor de várias edições nas áreas da história e turismo. Desenvolve vários projectos em torno do património e da Memória Colectiva. É professor de fotografia em Portugal e Espanha.

“Guia de Gastronomia e Vinhos da Cidade do Porto para Apreciadores” (176 páginas/formato de bolso) chega aos escaparates com o preço de 13,50 euros.

artigo do parceiro:

Comentários