Pizas e hambúrgueres com mimos de chefe

O Sabores visitou os restaurantes dos mediáticos chefes José Avillez e Henrique Sá Pessoa. A vídeo reportagem revela que pizas e hambúrgueres podem andar bem longe da comida rápida. Aqui são mimados como produtos gourmet, embora a preços bastante acessíveis.

Ver vídeo reportagem aqui

Da cozinha gourmet para uma mesa mais acessível, alguns chefes de cozinha estão a acompanhar uma tendência gastronómica que aponta para preços “em conta”, ambiente e serviço descontraídos, embora cuidados. Uma espécie de fast food, mas não assim tão rápido, nem tão pouco recorrendo a matéria-prima industrial.

Exemplos recentes, na capital, são-nos dados por dois mediáticos chefes de cozinha da atualidade. José Avillez, depois dos seus restaurantes Belcanto e Cantinho, abriu há poucas semanas a Pizzaria Lisboa, no cosmopolita Chiado (rua dos Duques de Bragança). Por sua vez, Henrique Sá Pessoa, rendeu-se a uma paixão antiga, os hambúrgueres e prepara-os a preceito no seu Cais da Pedra, frente ao rio, em Santa Apolónia.

Para Avillez a sua Pizzaria é a concretização de um sonho antigo, a reabilitação de uma memória de infância. “O meu pai teve uma pizaria há perto de 30 anos em Cascais”, confidencia o chefe à reportagem do Sabores.

Esta é uma casa que, partindo da tradicional piza napolitana a adapta aos gostos lusos. Por exemplo, a massa é um pouco mais fina e os enchidos utilizados são, em certos casos, de origem portuguesa.

Pizas que, tal como manda o preceito, não dispensam um forno de lenha encomendado em Itália.

Tratando-se de um espaço de cozinha do Sul, mediterrânica na feição e no sabor, o novo espaço de restauração do chefe José Avillez também apresenta uma carta preenchida de risotos, pastas, saladas.

Henrique Sá Pessoa, recebe-nos no seu Cais da Pedra. Sublinha tratar-se de “um conceito acessível no que respeita ao preço”. O chefe que há alguns anos abriu o restaurante Alma, alerta para o “conceito diferenciador deste seu Cais da Pedra” e par a “localização, frente ao Tejo”.

Um espaço que conta, para além da luminosa sala principal de refeições, com uma esplanada e um bar apostado nos cocktails.

Na ementa estão perto de uma dezena de propostas com algo em comum. Todas elas se baseiam no hambúrguer à base de carne selecionada de novilho, bem temperado e grelhado sobre chapas que chegaram diretamente dos Estados Unidos.

A ementa completa-se com três variedades de salada Caesar e com um bife da vazia à portuguesa. Ou seja, frito em alho, louro e regado com vinho branco. Não dispensa o presunto. Acompanha com as inseparáveis batatas fritas.

artigo do parceiro:

Comentários