Os Salgueirinhos da Beira Baixa

Chamam-se Salgueirinhos, assumem-se em seis sabores, do tradicional mel, ao arrojado tomilho-limão, e estão a conquistar lojas gourmet em todo o país. São bolinhos em formato mini que têm por base receitas típicas das gentes da Beira-Baixa.

Estes bolinhos amassados na tradição e embrulhados com um design inovador, nascem na Padaria do Salgueiro, na aldeia de Salgueiro do Campo, a poucos quilómetros de Castelo Branco. Uma casa que produz pão e bolos tradicionais há 23 anos e que, em dezembro de 2012, adicionou um toque de inovação ao portfólio de produtos com o lançamento destes Salgueirinhos.

A família destes bolinhos junta neste momento os Salgueirinhos Mel, os Salgueirinhos Canela e Erva Doce e os Salgueirinhos Borrachão Beira Baixa. Ao tradicional Biscoito de Azeite foi adicionado coco, e assim nasceram os dois Salgueirinhos Coco.

Entretanto, da parceria com um produtor local de ervas aromáticas e chás em modo biológico, a Ervas da Zoé, resultaram os Salgueirinhos Tomilho Limão (base do tradiconal Biscoito de Azeite) e os arrojados Salgueirinhos Hortelã Pimenta (base do tradicional Esquecido).

A inovação não se fica apenas pela forma e sabores, estende-se às embalagens. Estas com assinatura do designer Tiago Marques, professor na Universidade de Évora, “vendem” valores nacionais. O motivo escolhido foi a calçada portuguesa. Uma embalagem também arreigada à região onde nascem estes Salgueirinhos. As caixinhas não esquecem um descritivo com a lenda que deu nome à terra onde se situa a empresa.

O lançamento dos Salgueirinhos conta ainda uma história de empenho de Teresa Preta, tradutora audiovisual que quis implementar algo de inovador na Padaria do pai. Em 2012, no âmbito de um programa de apoio a empreendedores, nascia esta linha de produtos capaz de “sair fora da caixa”, direcionada para outros mercados, que não somente o local, centrada até então nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão, Covilhã e Guarda.

Os Salgueirinhos estão, então, direcionados para os segmentos das lojas gourmet, lojas de produtos regionais e plataformas on-line de produtos portugueses.

Padaria do Salgueiro

Rua da Portela n.º 40, 6000-631 Salgueiro do Campo

Tel.: 93 679 42 95

E-mail: teresa@padariadosalgueiro.com

artigo do parceiro:

Comentários