Com dezembro, a Marta Dionísio, do blogue Intrusa na Cozinha, renova a rubrica “O ingrediente do mês…”. Diz-nos a propósito da escolha do alimento para este último mês do calendário: “estive muito inclinada para a batata-doce, ou para a romã, ou ainda para as minhas adoradas laranjas..., mas a verdade é que depois de dois meses bastante docinhos (abóbora e castanha), senti-me forçada a escolher um ingrediente mais adequado a receitas salgadas”.

A Marta acabou por se decidir pelas Couves. E, neste âmbito, há “pano para mangas”, basta pensarmos na diversidade de couves: couve-coração, couve-lombarda, couve-de-bruxelas, pak-choi, couve-brócolo, couve-flor, couve-roxa,  e a nossa tão natalícia Couve-Portuguesa.

Um alimento com um excelente perfil nutricional, estando na lista dos produtos mais saudáveis. As couves são muito ricas em fibras e muito pobres em calorias, são um poderoso alimento.

A Marta Dionísio deixa o convite a todos os que quiserem com ela partilhar receitas e segredos sobre a couve: “tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias”.

Para participar basta deixar o link da receita proposta nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês. Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email à Marta Dionísio com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos.

Todos os meses a Marta Dionísio dedica os posts do seu blogue a um alimento. Em setembro, coube a vez à pera. Antecederam-lhe o tomate, o pêssego, o espinafre, entre outros alimentos.