Quase se poderia dizer que ainda cheira a tinta fresca. Não fosse uma mercearia e, consequentemente, ser mais a propósito afirmar que frescos só mesmo os produtos em mostra, todos eles genuinamente portugueses. A portuense Mercearia das Flores, espaço aberto em fevereiro de 2012, cunha o nome na rua onde abre portas que é das Flores. Uma iniciativa com as bases fincadas nos produtos regionais portugueses que nasce fruto da união empresarial entre uma economista, a Joana Oliveira e uma bióloga, a Joana Osswald.

O resultado é um espaço que se acomoda nas sempre reconfortantes memórias associadas às pequenas mercearias de bairro. Um itinerário pelo comércio de proximidade que também é um roteiro sentimental no ambiente e no produto. O primeiro, o ambiente, é-nos dado pelos armários em madeira, tocados por tons suaves, com portas com rede de trama miúda. Depois há o balcão, a convidar ao petisco, as ardósias que espicaçam aos sabores, os cestos nas paredes, a antiga balança, as mesas acolhedoras que casam com as inevitáveis cadeiras de costas altas. 

Um espaço que é mote para os produtos. Em comum, o facto de todos eles, queijos, compotas, enchidos, pão, méis, sal, bolos e bolinhos, marmeladas, vinhos, vinagres serem produzidos e assinados em terras lusas e provenientes de pequenos produtores. O mel é do Alvão, o bolo de mel da Madeira, a broa de Avintes, as ervas aromáticas chegam de Idanha-a-Nova. Do Algarve há bolo de figo e, do Alentejo, as ameixas de Elvas e o pão (também o há de Mirandela e Gimonde, em Trás-os-Montes). Dos Açores, os chás Gorreana e Porto Formoso. As bolachas artesanais têm a marca da Casa de Juste e da Padaria Santo António, com sede em São Mamede de Infesta.

A Mercearia das Flores joga também com os produtos da casa. Neste caso o azeite Sardeiro, transmontano e biológico, produzido pela empresa familiar de Joana Oliveira.

Sem deixar de se afirmar uma mercearia, o espaço também convida ao petisco e antecipa os sabores caseiros. Nas mesas o cliente pode degustar algumas combinações de produtos existentes na loja. Um menu diário que vai rodando nos sabores: conservas, bacalhau com azeitonas biológicas, sardinha ou cavala inteira picante em broa de milho de Avintes, queijos, enchidos.

Mercearia das Flores
Rua das Flores, 110, Porto
Telefone: 222083232
Email: geral@merceariadasflores.com
Horário: Segunda a Sábado das 9h00 às 19h00

Fotos: Mercearia das Flores