Março é fresco como o limão e o alimento do mês no “Intrusa na Cozinha”

Março vai trazer a primavera, as flores nos campos, o despontar da folhagem nas árvores, dias amenos e uma reconciliação com a natureza. Para a Marta Dionísio, do blogue “Intrusa na Cozinha”, o mês três do calendário é sinónimo de limão. Marta deixa-nos o desafio: todos os que tiverem receitas com este cítrico partilhem-nas com a bloguer.

“O seu odor inebria-me, e deixa-me completamente rendida. É com toda a certeza o ingrediente que mais uso, e não dispenso, na minha cozinha. Existe qualquer coisa de mágico na sua cor, no seu sabor e aroma. Qualquer coisa que me prende, que me mantém cativa”. Com estas palavras sentidas, a Marta desperta-nos para o limão, este alimento tão importante nas nossas cozinhas.

Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que é difícil enumerá-las.

Tudo nele é aproveitável. Com seu sumo preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Já o seu sabor cítrico é muito apreciado em culinárias exigentes e sofisticadas da Europa, principalmente na França, Inglaterra e Itália.

Aquilo que a Marta sugere a todos os que se lhe quiserem juntar é a partilha das suas receitas com limão no blogue “Intrusa na Cozinha”. “Tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias”.

Na prática, basta deixar o link da receita proposta nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês no blogue Intrusa na Cozinha. Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email à Marta Dionísio com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos. Pode, ainda, identificar a receita com a hashtag #martaingredientofthemonth.

Março é fresco como o limão e o alimento do mês no “Intrusa na Cozinha”

artigo do parceiro:

Comentários