Livros - Sessenta receitas para petiscar com o chefe Vítor Sobral

Vítor Sobral está de volta aos livros. Desta feita, à cozinha em formato Petisco. No seu novo título, “Petiscos da Esquina”, o chefe apresenta-nos das bifanas aos pregos, das moelas às amêijoas. São 60 receitas para “picar” com a família, amigos ou a sós. O livro chega aos escaparates a 16 de setembro.

Petiscar faz parte da cultura portuguesa, um estar à mesa arreigado às nossas tradições. Portugal é, desta forma, um país rico no que respeita à comida para “picar”. É essa diversidade que o Vítor Sobral transpõe para a sua mais recente obra, “Petiscos da Esquina”, uma edição Casa das Letras (Grupo Leya), um título que nos remete para os restaurantes geridos pelo chefe, a Tasca da Esquina e a Cervejaria da Esquina.

O livro apresenta seis dezenas de petiscos pensados ao pormenor e que podem ser cozinhados em nossa casa. Das bifanas e dos pregos às amêijoas, passando pelas saladas de polvo, pica-pau, passarinhos, moelas, entre muitos mais petiscos para todas as ocasiões.

Há, assim, propostas a Frio, para as tardes de verão; ao Natural, cujo sabor reside na qualidade dos produtos; a Quente, petiscos à temperatura certa e a Ferver, petiscos cuja alta temperatura aguça temperos e realça aromas.

Vítor Sobral é uma referência da gastronomia nacional. Conhecido pela sua forma muito pessoal de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses. É mestre a conservar temperos e sabores tipicamente nossos. Nascido em 1967, enraíza a sua matriz de sabores nos paladares do litoral alentejano. O seu percurso levou-o aos restaurantes mais conhecidos, tendo hoje os seus próprios espaços na Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina, em Lisboa.

A obra com 212 páginas chega aos escaparates com o preço de 18,9 euros.

artigo do parceiro:

Comentários