Livros: Duas obras para reaprendermos a autossuficiência

Com a chancela da editora Vogais chega aos escaparates um duo de livros que recuperam em duas abordagens diferentes um tema que está na ordem do dia, a autossuficiência. Neste caso, a alimentar com “Conservas: Compotas, Geleias, Pickles e Muito Mais” e a da saúde, com “Remédios Naturais Caseiros”.

Outrora, a abundância de frutas e vegetais de verão propiciava um seguro para os meses de carência alimentar no outono e inverno. Com engenho criaram-se conservas de todo o tipo, uma forma de prolongar o tempo útil dos alimentos colhidos no estio.

Carol Wilson, escritora gastronómica e consultora de culinária, recupera no presente título, “Compotas, Geleias, Pickles e Muito Mais” (editora Vogais), todo o imaginário de produção destes alimentos, anteriores à invenção dos modernos meios de preservação do que comemos.

Fazemos as nossas próprias conservas dá-nos satisfação e ainda nos permite poupar dinheiro. Para além de encontrarmos nestes doces o saber caseiro genuíno.

A autora explica-nos no seu livro os diferentes métodos para produção de compotas, geleias, manteigas e crem

Livros: Duas obras para reaprendermos a autossuficiência

es de fruta, chutneys, fruta de conserva, pickles e vegetais salgados. Com uma vantagem: não precisamos de muitos aparelhos e acessórios de cozinha para começar a fazer estes pitéus: basta ter uma panela de fundo pesado, um funil, um termómetro para açúcar e uma seleção de frascos de vidro!

Uma obra repleta de dicas e sugestões úteis, explicando tudo sobre os ingredientes, a fruta e os legumes mais populares, os açúcares, as técnicas de culinária e os métodos de armazenamento. Cada capítulo inclui uma secção sobre eventuais percalços. Ou seja, o que pode acontecer quando não seguimos corretamente uma receita ou quando não armazenamos devidamente as conservas.

“Remédios Naturais Caseiros”

Ainda da Editora Vogais chega, agora, aos escaparates “Remédios Naturais Caseiros”, uma alternativa aos muitos medicamentes que invadem as nossas vidas. Neste livro, encontrará receitas fáceis de preparar à base de ervas, óleos essenciais e ingredientes que pode encontrar na sua cozinha. Consulte as sempre que precisar e, em breve, estará a criar os seus próprios remédios naturais para tratar problemas de saúde tão diversos como tosse, constipações, dores de garganta, eczemas, artrites ou asma.

Com este livro, Melissa Corkhill, pretende que tomemos as rédeas da nossa própria saúde, recorrendo à

Livros: Duas obras para reaprendermos a autossuficiência

cozinha e quintal. O leitor encontra instruções sobre como criar um jardim de plantas medicinais e, em cada capítulo, destaca um dos meus remédios naturais favoritos.

A autora escolheu plantas bem conhecidas e fáceis de encontra, como urtiga, rosa, alfazema e consolda-maior. Além disso, reúne sugestões para um estojo de primeiros socorros natural que pode ter à mão para emergências, incluindo algumas recomendações de remédios que vale a trazermos sempre connosco.

Melissa Corkhill é apaixonada por questões de autossuficiência e remédios naturais, e há vários anos que escreve sobre temáticas verdes. É a fundadora da revista sobre cuidados parentais naturais The Green Parent.

As obras agora publicadas contam com 128 páginas e orçam os 10,99 euros cada exemplar.

artigo do parceiro:

Comentários