Livro - Ljubomir Stanisic, o chefe que papou 15 mil quilómetros na velhinha Europa

O novo livro do chefe Ljubomir Stanisic relata uma viagem de um ano, em família, na autocaravana “Manuela”. No final, fica um passeio de 15 mil quilómetros por 12 países europeus, uma bagagem repleta de histórias e, claro, muitas receitas das melhores regiões do Velho Continente.

Em 2011, a Casa das Letras (Grupo Leya) publicava “Papa-Quilómetros - Uma viagem pela gastronomia portuguesa”, um livro que se tornou “culto” e marcou o início do percurso bibliográfico do chefe Ljubomir Stanisic. Volvidos três anos, “Ljubo” regressa com uma nova obra baseada na viagem de autocaravana que empreendeu com a família através do continente europeu.

“Papa-Quilómetros Europa - Amor e uma autocaravana. Viagens pela gastronomia” é, assim, o elo que falta para compreender a viagem, na sua dimensão aventureira mas, sobretudo, na sua vertente gastronómica.

O livro combina 30 receitas oriundas de algumas das regiões mais ricas do continente em termos de gastronomia, com dezenas de crónicas, escritas por Mónica Franco, que delas diz serem «para ler, chorar, rir, chorar a rir, beber, comer, amar, odiar, copiar, invejar...».

A ideia de uma «grande viagem de trabalho em família» nasceu em 2012. Sete meses depois do sonho, os quatro aventureiros - Ljubomir, Mónica, Mateus com sete anos e Luca com um - fizeram-se à estrada.

“Manuela” era uma autocaravana totalmente equipada – o que não impediu alguns problemas “técnicos”. Com ela os autores percorreram quase 15 mil quilómetros, passando por Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Croácia, onde tudo terminou num final feliz.

Pelo meio, mil acontecimentos - perfeitos uns, assustadores outros -, obrigavam a uma partilha com todos nós, os que cá ficaram. E assim nos chega este livro que aponta ao paladar mas também aos sentimentos.

De origem sérvia, Ljubomir Stanisic chegou a Portugal em 1997 em fuga da guerra. No nosso país abriu diversos restaurantes: “100 Maneiras”, “Bistro 100 Maneiras”, “Nacional 100 Maneiras”. O chefe estreia-se em 2011 na televisão como jurado do primeiro Masterchef Portugal, na RTP.

Entretanto publica “Papa-Quilómetros - Uma caminhada pela gastronomia portuguesa”, que lhe valeu o prémio da Academia Internacional de Gastronomia e do Gourmand World Cookbook Awards.

Mónica Franco estudou História da Arte, mas a escrita falou mais alto. Fez parte da redação da revista City, foi chefe de redação da Máxima Interiores e durante oito anos editora da Evasões. Colaborou com a Volta ao Mundo, GQ, Máxima, e há meia-dúzia de anos é trabalhadora independente por opção.

O livro chega aos escaparates com o preço de 18,90 euros.

Comentários